Dissertação

(Re)Construindo a Belle Époque Manauara: análise do projeto de revitalização do entorno do Teatro Amazonas e do Largo de São Sebastião

Este trabalho propõe-se a analisar o Projeto Manaus Belle Époque, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas, em sua etapa Revitalização do Entorno do Teatro Amazonas e da Praça de São Sebastião, um de seus principais cartões postais. Inicialmente o leitor será apresentado ao...

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Autor principal: Castro, Márcia Honda Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1108711380109983
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6490
Resumo:
Este trabalho propõe-se a analisar o Projeto Manaus Belle Époque, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas, em sua etapa Revitalização do Entorno do Teatro Amazonas e da Praça de São Sebastião, um de seus principais cartões postais. Inicialmente o leitor será apresentado ao repertório de bens tombados da cidade, em suas três instâncias de poder, analisando-lhes a legislação referente e os diversos posicionamentos, assumidos pela sociedade, no tocante à sua preservação. Em seguida, traça-se uma retrospectiva da evolução histórica processada, a partir de um recorte temporal – da gênese, a partir da fundação do forte de São José da Barra do Rio Negro, até o considerado período em crise, quando do declínio da comercialização da borracha amazônica -, para ser observado como se deu a conformação do patrimônio edificado local. Por fim, após ter-se contextualizado o panorama do patrimônio histórico de Manaus, vai-se tratar do projeto supracitado, atribuindo-lhe o grande mérito de restituir o direito à cidade, fazendo com que a população retornasse ao centro antigo, podendo usufruir de um logradouro público com segurança e qualidade de infra-estrutura e de serviços. Contudo a dualidade antigo versus novo, inerente às questões de requalificação urbana, manifestam-se neste exemplo, despertando atitudes reflexivas quanto às metodologias adotadas, posto que o valor histórico e a originalidade das construções, tão primados nesta experiência, tornam-se, por vezes discutíveis, comprometendo a identidade da memória coletiva.