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Tese
Literatura russa e desencantamento do mundo: estudos de Max Weber, Dostoiévski e Tolstói
A presente tese busca revelar os pontos de contato da produção intelectual de Max Weber, especialmente no que concerne ao conceito de desencantamento do mundo e as obras selecionadas de Dostoiévski e Tolstói. Todo o método construído para encaminhar a análise relacional está fundamentado no equil...
Autor principal: | Silva, Marcelo Souto da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5459841935431739 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6581 |
Resumo: |
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A presente tese busca revelar os pontos de contato da produção intelectual de
Max Weber, especialmente no que concerne ao conceito de desencantamento do
mundo e as obras selecionadas de Dostoiévski e Tolstói. Todo o método construído
para encaminhar a análise relacional está fundamentado no equilíbrio entre texto e
contexto. O reconhecimento dos debates em andamento no campo intelectual russo,
em permanente contato com o ocidental, bem como elementos biográficos e
técnicos dos autores e de suas obras constituem os caminhos da análise. Weber se
tornou, ao mesmo tempo, objeto de estudo e método. Seus próprios conceitos foram
trazidos para o centro da análise, possibilitando a interpretação e compreensão das
condutas individuais de autores e personagens literários, com vistas a extrair seus
significados sociológicos. No primeiro momento da análise, aquele relativo ao
desencantamento do mundo pela ciência e pela técnica, A Morte de Ivan Ilitch
revelou-se uma das representações literárias mais contundentes dos efeitos
diagnosticados por Weber deste processo. O Sonho de um homem ridículo
demonstrou ser resultante de intenso debate na Rússia entre eslavófilos e
ocidentalistas. Dostoiévski promove, na narrativa, um convite à resistência da Rússia
quanto ao avanço da ciência ocidental com seu devastador processo de
desencantamento do mundo. No segundo momento da análise, o desencantamento
do mundo em sua acepção religiosa, enquanto desmagificação pela religião dos
meios de salvação revelou que tanto Os Irmãos Karamázov quanto Ressurreição
demonstram uma base sócio-histórica russa radicalmente diferente daquela
diagnosticada por Weber no ocidente. Pelo lado ocidental, uma racionalização da
conduta de vida em busca da salvação, de caráter ascético intramundano que foi
desaguar no individualismo exclusivista e capitalista eminentemente competitivo.
Pelo lado russo, uma racionalização que não seguiu os graus extremos ocidentais e
permaneceu, por isso, em suas bases cristãs místico-contemplativas ou ascéticoextramundanas,
em todo caso fomentadoras de uma visão comunitária de amor
fraternal universalista que contrastam a olhos vistos com a ética capitalista. Os
conflitos da modernidade e os efeitos do processo de desencantamento do mundo, a
se revelarem nas produções dos autores analisados legaram ao mundo o mais
impressionante diagnóstico que temos notícia dos rumos que a humanidade tomou,
a partir da modernidade (em Weber), e dos caminhos possíveis à nossa história,
para os quais a Rússia deixa instigantes pistas sob a pena de Tolstói e Dostoiévski. |