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Dissertação
Ambiente de treinamento por teleoperação para novos usuários de cadeiras de rodas motorizadas baseado em múltiplos métodos de condução
Atualmente, diversos ambientes de treinamento existentes ajudam novos usuários de cadeira de rodas motorizada (CRM) a aprender a comandar, se familiarizar e aprimorar suas habilidades. Vários autores estão desenvolvendo esses ambientes, e a maioria deles está usando CRM virtualmente simulada. Ape...
Autor principal: | http://lattes.cnpq.br/8327667817451977 |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6608 |
Resumo: |
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Atualmente, diversos ambientes de treinamento existentes ajudam novos usuários de
cadeira de rodas motorizada (CRM) a aprender a comandar, se familiarizar e aprimorar suas
habilidades. Vários autores estão desenvolvendo esses ambientes, e a maioria deles está usando
CRM virtualmente simulada. Apesar das semelhanças entre a CRM virtual e a real, observouse
que é mais fácil comandar o dispositivo real. Isso ocorre porque nesses ambientes virtuais,
a representação do comportamento físico da CRM ainda é um problema. Outro aspecto
observado, foi a respeito dos métodos de condução, onde a maioria dos trabalhos utiliza apenas
o joystick. Porém, esse método não oferece a oportunidade a usuários com deficiência severa
de aprender a comandar a partir de novas tecnologias, como por exemplo, o rastreamento
ocular. Para superar essas dificuldades, este trabalho propõe, implementa e valida uma
abordagem mais realista, a qual é baseada em treinamento por teleoperação e por múltiplos
métodos de condução. Foi implementada uma arquitetura que permite ao usuário enviar
comandos remotamente para comandar uma CRM real a longas distâncias. Os métodos de
condução implementados foram por joystick, eye-tracker e por meio de uma interface humanomáquina
genérica. Para a avaliação do sistema, foram criados cenários considerando diferentes
configurações. Os resultados experimentais sugerem que novos usuários podem praticar com
segurança utilizando uma CRM real através da Internet, mesmo em uma situação com delay
de 130,2 ms (média). O sistema proposto mostrou potencial em atender novos usuários de CRM
com diferentes tipos de deficiência, bem como de ser uma abordagem de baixo custo com
possibilidade de ser aplicada em países em desenvolvimento. |