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Dissertação
Diversidade cultural na diversidade alimentar: comida na Tríplice Fronteira
As escolhas alimentares são realizadas como consequências de processos sociais e culturais. A cultura expressa na comida está relacionada às estratégias de conservação da agrobiodiversidade local. A diversidade linguística e cultural presente na Tríplice Fronteira formada por Tabatinga (Brasil),...
Autor principal: | Silva, Miriam Aline Coelho Rosa da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5185182588658332 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6694 |
Resumo: |
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As escolhas alimentares são realizadas como consequências de processos sociais e culturais. A
cultura expressa na comida está relacionada às estratégias de conservação da
agrobiodiversidade local. A diversidade linguística e cultural presente na Tríplice Fronteira
formada por Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru) reflete diretamente
nas escolhas alimentares de seus habitantes. A pesquisa teve como objetivo desenvolver
material didático em Língua Espanhola relacionando a conservação da agrobiodiversidade e
comida de forma contextualizada. Para isso, buscou-se identificar, no cotidiano dos discentes,
a variedade de comida consumida na Tríplice Fronteira; caracterizar, a partir das percepções
dos discentes, os componentes da agrobiodiversidade utilizados no preparo das diferentes
comidas locais; além de estruturar conteúdos programáticos da Língua Espanhola
correlacionando-os com a variedade de comida, o saber e a agrobiodiversidade local para o
ensino contextualizado. A pesquisa foi realizada com discentes do 2º ano do Ensino Médio
Integrado do Instituto Federal do Amazonas – campus Tabatinga, município de Tabatinga,
Amazonas. Buscou-se compreender, por meio das interações dos seres humanos (saber dos
discentes), a circularidade recursiva existente entre a cultura expressa na comida e a
conservação da agrobiodiversidade local. Utilizou-se a abordagem teórica da complexidade
sistêmica como fio condutor da pesquisa e adotou-se o modelo de Estudo de Caso
Contextualizado. Percebeu-se que a comida da Tríplice Fronteira é formada a partir da mistura
cultural ali presente, recebendo influências indígena, brasileira, colombiana e peruana,
independente de divisões geopolíticas. Diante da realidade de um sistema de ensino que prioriza
a disciplinaridade e aprofunda a desarticulação do conhecimento no âmbito educacional,
confirmou-se a importância de material didático que possibilitasse a interligação dos saberes
por meio das Ciências Ambientais. |