/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos
Vários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas...
Autor principal: | Nascimento, Priscilla Batista do |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6472997937784460, https://orcid.org/0000-0002-1487-111X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6837 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68372019-01-10T05:03:27Z Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos Pedagogical action recommendation in teaching introductory programming by case based reasoning Nascimento, Priscilla Batista do Oliveira, Elaine Harada Teixeira de http://lattes.cnpq.br/6472997937784460 http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 Castro Junior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 Silva, Kátia Cilene Neles da https://orcid.org/0000-0002-1487-111X Raciocínio Baseado em Casos Ação Pedagógica Personalização do Ensino Introdução à Programação Case Based Reasoning Pedagogic Action Personalization of Education Introductory Programming CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Vários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional. Several students who are new to engineering and science courses have learning difficulties in the introductory programming disciplines, where they begin to develop logical and systematic reasoning and have the first contact with a programming language. In this context, many doubts may arise throughout the teaching and learning process, and if there are no adequate pedagogical actions to support students, some may feel discouraged and therefore may drop out. Thus, contributing to the index of withdrawal and failure of the courses of exact sciences that has in its grid these disciplines. With this, teachers should seek pedagogical approaches to assist these students with learning difficulties. Given this scenario, this work presents a system for the Recommendation of Pedagogical Actions for the teaching of introductory programming disciplines, and employs the Case Based Reasoning (CBR) technique to suggest a pedagogical action, based on a learning problem of the student. To this end, a case base with solutions to learning problems used in the past is explored. The system uses specific attributes that constitute the case, these make up the problem of student learning in the context of programming teaching. The student's learning style is also used as one of the attributes for the formation of the case, in order to provide a personalized pedagogical action for the student. Teachers and students evaluated the system and the results of the experimental tests indicate that the personalized recommendation of pedagogical action through a CBR system is a tool to support promising teaching and learning when employed in an educational environment. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2019-01-09T20:28:00Z 2018-06-06 Dissertação NASCIMENTO, Priscilla Batista do. Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Raciocínio Baseado em Casos Ação Pedagógica Personalização do Ensino Introdução à Programação Case Based Reasoning Pedagogic Action Personalization of Education Introductory Programming CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Raciocínio Baseado em Casos Ação Pedagógica Personalização do Ensino Introdução à Programação Case Based Reasoning Pedagogic Action Personalization of Education Introductory Programming CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Nascimento, Priscilla Batista do Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
topic_facet |
Raciocínio Baseado em Casos Ação Pedagógica Personalização do Ensino Introdução à Programação Case Based Reasoning Pedagogic Action Personalization of Education Introductory Programming CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Vários alunos iniciantes em cursos de engenharia e ciências exatas apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação, onde iniciam o desenvolvimento do raciocínio lógico e sistemático e tem o primeiro contato com uma linguagem de programação. Nesse contexto, muitas dúvidas podem surgir ao longo do processo de ensino e aprendizagem e, se não houver ações pedagógicas adequadas para apoiar os alunos, alguns podem se sentir desestimulados, sem ânimo e, consequentemente, podem abandonar o curso, contribuindo assim, para o alto índice de desistência e reprovação dos cursos de ciências exatas que possui essas disciplinas em sua grade. Com isso, professores devem procurar abordagens pedagógicas para auxiliar esses alunos com dificuldades de aprendizagem. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um sistema para Recomendação de Ações Pedagógicas para o ensino de disciplinas introdutórias de programação, e que emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno. Para isso, é explorada uma base de casos com soluções de problemas de aprendizagem empregadas no passado. O sistema utiliza atributos específicos que constituem o caso e esses compõem o problema de aprendizagem do aluno no contexto do ensino de programação. Também é utilizado o estilo de aprendizagem do aluno como um dos atributos para a formação do caso, com o intuito de fornecer uma ação pedagógica personalizada para o aluno. O sistema foi avaliado por professores e alunos e os resultados dos ensaios experimentais indicam que a recomendação personalizada de ação pedagógica por meio de um sistema RBC mostra-se uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem promissora quando empregada em um ambiente educacional. |
author_additional |
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de |
author_additionalStr |
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de |
format |
Dissertação |
author |
Nascimento, Priscilla Batista do |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6472997937784460 https://orcid.org/0000-0002-1487-111X |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6472997937784460 https://orcid.org/0000-0002-1487-111X |
title |
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
title_short |
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
title_full |
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
title_fullStr |
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
title_full_unstemmed |
Recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
title_sort |
recomendação de ação pedagógica no ensino de introdução à programação por meio de raciocínio baseado em casos |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6837 |
_version_ |
1831969698220081152 |
score |
11.753896 |