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Dissertação
O saber matemático no cotidiano de trabalho nos agroecossistemas familiares do Alto solimões
Nos ecossistemas de várzeas do Alto Solimões, o trabalho realizado pelas famílias agricultoras tem propiciado muitos benefícios à população local, dentre os quais a “conservação da agrobiodiversidade”, a “segurança alimentar” e a construção do saber matemático por processos empíricos. Com base nessa...
Autor principal: | Gonçalves, Nilton Fernandes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4335331966224225 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6860 |
Resumo: |
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Nos ecossistemas de várzeas do Alto Solimões, o trabalho realizado pelas famílias agricultoras tem propiciado muitos benefícios à população local, dentre os quais a “conservação da agrobiodiversidade”, a “segurança alimentar” e a construção do saber matemático por processos empíricos. Com base nessas constatações, esse estudo teve por objetivo desenvolver um material educativo a partir da Etnomatemática construída recursivamente no cotidiano de trabalho dos agroecossistemas familiares. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a abordagem teórica da dialética da complexidade sistêmica, tendo o Estudo de Caso como desenho da pesquisa de campo com a aplicação das técnicas observação direta, entrevistas, registros fotográficos, diários de campo e construção de mapas mentais. O estudo revelou que a realização dos diferentes tipos de trabalho familiar da localidade depende do ritmo das águas, ocasionado pelo fenômeno denominado pulso de inundação. Nesse contexto, percebeu-se que ao interagirem com a dinâmica espacial e temporal dos ecossistemas de várzeas, as famílias adquirem o domínio ambiental, elemento fundamental para re/construção do saber matemático local. Outro fator evidenciado foi a preocupação demonstrada pelos agricultores familiares no que diz respeito ao destino da comunidade. Esses acreditam que se as crianças e jovens perderem o interesse em herdar a cultura de trabalho dos pais, é possível que em pouco tempo, por volta de 20 anos, não se tenha a força de trabalho suficiente e adequada para se realizar a conservação da agrobiodiversidade. A partir dessas constatações, construiu-se e aplicou-se o produto educacional denominado “Maquete do Saber Matemático” no ensino da escola da Comunidade São José, localizada no município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, com o intento de contribuir para que os educandos possam refletir e valorizar suas culturas de trabalho, compartilhar novas imaterialidades matemáticas, possibilitando-se assim serem capazes de conquistar futuras
melhorias às famílias, demais comunidades e ao sistema ambiental. |