Dissertação

Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM

O presente trabalho intitulado “Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM” objetiva apresentar descrições, reflexões e análises acerca das práticas pedagógicas dos professores da Escola São José onde almejou estudar, a...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Laury Vander Leandro de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9293544902626940
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6861
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6861
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-68612019-01-17T05:04:23Z Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM Souza, Laury Vander Leandro de Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/9293544902626940 http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Rapozo, Pedro Henrique Coelho http://lattes.cnpq.br/2679908172389276 Chaves, Joselisa Maria http://lattes.cnpq.br/3589599687371587 Práticas pedagógicas Estratégias de ensino Saber local Prácticas pedagógicas Estrategias de enseñanza CIÊNCIAS AGRARIAS O presente trabalho intitulado “Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM” objetiva apresentar descrições, reflexões e análises acerca das práticas pedagógicas dos professores da Escola São José onde almejou estudar, a partir da visão dos docentes, as estratégias de ensino que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais, considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem significativa. A partir das informações coletadas, o trabalho intencionou produzir material didático para o Ensino de Ciências Ambientais em uma perspectiva transdisciplinar. O estudo foi realizado mediante pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevista, questionário e oficina envolvendo oito docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º) das diversas áreas do conhecimento. Algumas questões nortearam todo o processo de investigação: Qual a importância que os professores atribuem ao Saber Local nas práticas escolares? Como as Questões Ambientais vêm sendo trabalhadas pelos professores na escola? Que concepção de ensino norteia as práticas pedagógicas dos docentes? Diante disso, a temática foi escolhida com o intuito de conhecer as estratégias didáticas dos docentes no âmbito das questões ambientais, verificando as concepções de ensino, ou seja, os pensamentos acerca da construção do conhecimento que estão orientando suas práticas pedagógicas, analisando como estes relacionam os saberes locais à sua práxis pedagógica e a partir daí, construir, uma proposta de estratégia metodológica com possível diálogo entre o saber local dos comunitários e o currículo prescrito. A investigação mostra a importância que os docentes atribuem ao saber local nas práticas pedagógicas, as concepções de ensino que norteiam sua prática pedagógica refletindo sobre as estratégias de ensino utilizadas e que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais em sala de aula. O produto final gerado expõe de forma didática a proposta de estratégia metodológica, elaborada a partir da visão dos docentes investigados, na forma de Cartilha Pedagógica. El presente trabajo titulado “Concepciones y prácticas pedagógicas para la enseñanza de Ciencias Ambientales: experiencias comunitarias en Benjamín Constant, AM” tiene por objeto presentar descripciones, reflexiones y análisis acerca de las prácticas pedagógicas de los profesores de la Escuela San José donde anheló estudiar, a partir de la visión de los docentes, las estrategias de enseñanza que serían viables para trabajar las cuestiones ambientales, considerando los saberes locales, posibilitando al alumnado un aprendizaje significativo. A partir de las informaciones recolectadas, el trabajo intencionó producir material didáctico para la Enseñanza de Ciencias Ambientales desde una perspectiva transdisciplinaria. El estudio fue realizado mediante investigación de campo en un abordaje cualitativo. Los datos fueron recolectados por medio de observaciones, entrevista, cuestionario y taller involucrando a ocho docentes que actúan en la Enseñanza Fundamental (6º al 9º) de las diversas áreas del conocimiento. Algunas cuestiones orientaron todo el proceso de investigación: ¿Cuál es la importancia que los profesores atribuyen al Saber Local en las prácticas escolares? ¿Cómo las cuestiones medioambientales vienen siendo trabajadas por los profesores en la escuela? ¿Qué concepción de enseñanza orienta las prácticas pedagógicas de los docentes? En este sentido, la temática fue elegida con el propósito de conocer las estrategias didácticas de los docentes en el ámbito de las cuestiones ambientales, verificando las concepciones de enseñanza, o sea, los pensamientos acerca de la construcción del conocimiento que están orientando sus prácticas pedagógicas, analizando cómo estos relacionan los saberes locales a su praxis pedagógica ya partir de ahí, construir, una propuesta de estrategia metodológica con posible diálogo entre el saber local de los comunitarios y el currículo prescrito. La investigación muestra la importancia que los docentes atribuyen al saber local en las prácticas pedagógicas, las concepciones de enseñanza que orientan su práctica pedagógica reflexionando sobre las estrategias de enseñanza utilizadas y que serían viables para trabajar las cuestiones ambientales en el aula. El producto final generado expone de forma didáctica la propuesta de estrategia metodológica, elaborada a partir de la visión de los docentes investigados, en la forma de Cartilla Pedagógica. 2019-01-16T19:50:15Z 2018-08-20 Dissertação SOUZA, Laury Vander Leandro de. Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6861 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
Saber local
Prácticas pedagógicas
Estrategias de enseñanza
CIÊNCIAS AGRARIAS
spellingShingle Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
Saber local
Prácticas pedagógicas
Estrategias de enseñanza
CIÊNCIAS AGRARIAS
Souza, Laury Vander Leandro de
Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
topic_facet Práticas pedagógicas
Estratégias de ensino
Saber local
Prácticas pedagógicas
Estrategias de enseñanza
CIÊNCIAS AGRARIAS
description O presente trabalho intitulado “Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências Ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM” objetiva apresentar descrições, reflexões e análises acerca das práticas pedagógicas dos professores da Escola São José onde almejou estudar, a partir da visão dos docentes, as estratégias de ensino que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais, considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem significativa. A partir das informações coletadas, o trabalho intencionou produzir material didático para o Ensino de Ciências Ambientais em uma perspectiva transdisciplinar. O estudo foi realizado mediante pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevista, questionário e oficina envolvendo oito docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º) das diversas áreas do conhecimento. Algumas questões nortearam todo o processo de investigação: Qual a importância que os professores atribuem ao Saber Local nas práticas escolares? Como as Questões Ambientais vêm sendo trabalhadas pelos professores na escola? Que concepção de ensino norteia as práticas pedagógicas dos docentes? Diante disso, a temática foi escolhida com o intuito de conhecer as estratégias didáticas dos docentes no âmbito das questões ambientais, verificando as concepções de ensino, ou seja, os pensamentos acerca da construção do conhecimento que estão orientando suas práticas pedagógicas, analisando como estes relacionam os saberes locais à sua práxis pedagógica e a partir daí, construir, uma proposta de estratégia metodológica com possível diálogo entre o saber local dos comunitários e o currículo prescrito. A investigação mostra a importância que os docentes atribuem ao saber local nas práticas pedagógicas, as concepções de ensino que norteiam sua prática pedagógica refletindo sobre as estratégias de ensino utilizadas e que seriam viáveis para trabalhar as questões ambientais em sala de aula. O produto final gerado expõe de forma didática a proposta de estratégia metodológica, elaborada a partir da visão dos docentes investigados, na forma de Cartilha Pedagógica.
author_additional Jesus, Edilza Laray de
author_additionalStr Jesus, Edilza Laray de
format Dissertação
author Souza, Laury Vander Leandro de
author2 http://lattes.cnpq.br/9293544902626940
author2Str http://lattes.cnpq.br/9293544902626940
title Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
title_short Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
title_full Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
title_fullStr Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
title_full_unstemmed Concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em Benjamin Constant, AM
title_sort concepções e práticas pedagógicas para o ensino de ciências ambientais: experiências comunitárias em benjamin constant, am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6861
_version_ 1831969702403899392
score 11.753735