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Tese
Conflito e patrimonialização: o processo de tombamento do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões
O Encontro das Águas, formado pelo encontro dos Rios Negro e Solimões, situado entre os municípios de Manaus/AM, Iranduba/AM e Careiro da Várzea/AM, para além de ser uma paisagem natural de beleza singular que, conforme os agentes de turismo, é o ponto turístico mais visitado do Amazonas, tem profun...
Autor principal: | Silva, Alvatir Carolino da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5567717451512468 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6923 |
Resumo: |
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O Encontro das Águas, formado pelo encontro dos Rios Negro e Solimões, situado entre os municípios de Manaus/AM, Iranduba/AM e Careiro da Várzea/AM, para além de ser uma paisagem natural de beleza singular que, conforme os agentes de turismo, é o ponto turístico mais visitado do Amazonas, tem profunda importância em múltiplos processos socioculturais no Amazonas. Para os moradores do entorno da referida paisagem, o lugar possui outros significados, pois a pesca, a agricultura e o turismo formam elementos essenciais para sua subsistência. No entanto, estas pessoas estão prestes a ver sua fonte de vida ser ocupada por uma estrutura de concreto armado e a intensificação de circulação de navios, contêineres e caminhões. O trabalho analisa o conflito que emerge quando os moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo tomam conhecimento do projeto de TPL e se mobilizam para impedir sua edificação, cujo desdobramento gerou o Tombamento da paisagem em tela no final de 2010 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Trata-se de uma reflexão sobre os impactos das intervenções de empresas privadas em articulação com feitores de políticas públicas naquela região e a forma pela qual os agentes sociais se mobilizam em defesa de seus espaços de uso coletivo, acionando a legislação que institui os processos de tombamento de bens culturais no Brasil como arma de luta. |