Dissertação

Educação inclusiva com surdos: estratégias e metodologias mediadoras para a aprendizagem de conceitos químicos

A Educação Inclusiva se inicia pela participação de estudantes com deficiência ou não no contexto escolar em salas regulares de ensino. Esta educação é uma obrigatoriedade amparada por lei, que implica em uma reestruturação dos estabelecimentos de ensino, em termos físicos e pedagógicos. Dentro dess...

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Autor principal: Carmo, Kácia Araújo do
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2432185150311349
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6934
Resumo:
A Educação Inclusiva se inicia pela participação de estudantes com deficiência ou não no contexto escolar em salas regulares de ensino. Esta educação é uma obrigatoriedade amparada por lei, que implica em uma reestruturação dos estabelecimentos de ensino, em termos físicos e pedagógicos. Dentro desse contexto, o ensino da disciplina de Química, que envolve conceitos específicos e abstratos, necessita ser diferenciado com metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem que facilitem sua compreensão. Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem de conceitos químicos de estudantes com surdez na Educação Inclusiva, mediante o uso de diferentes metodologias e estratégias de ensino, partindo das concepções sociointeracionistas de Vygotsky. Dessa forma, o estudo tem como base a abordagem qualitativa como forma de compreender a aprendizagem de estudantes com surdez. Assim, a pesquisa foi desenvolvida com estudantes de duas escolas inclusivas públicas estaduais do município de Manaus, a partir de situações didáticas, acompanhadas por um intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Os dados foram obtidos e registrados a partir de diário de campo, questionários, entrevista semiestruturada, folhas de atividades e recursos audiovisuais, sendo posteriormente submetidos à técnica de Análise de Conteúdo. Foi evidenciado que as atividades didáticas desenvolvidas com recursos visuais utilizando contextualização, e que possibilitam interação dos estudantes, possuem uma melhor inclusão para aprender os conceitos químicos. As metodologias de ensino que se destacaram como inclusivas foram: Elaboração Conjunta, Trabalho em grupo e Lúdica. No que tange às estratégias utilizadas neste trabalho, dramatização, trabalho em grupo e debate mostraram-se como atividades mais inclusivas. Além disso, averiguou-se que a principal dificuldade dos estudantes surdos em aprender conceitos químicos relaciona-se com a questão linguística, enquanto que a facilidade está associada à compreensão lógica do nível fenomenológico e representacional, envolvendo, respectivamente, exemplos e números.