Dissertação

Interferência de plantas daninhas associadas a restrição hídrica no crescimento inicial do feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.)

O feijão-caupi é de grande importância nutricional e econômica, principalmente para a população mais carente das regiões Norte e Nordeste. Essa cultura possui um elevado potencial produtivo de grãos por hectare, no entanto a interferência de plantas daninhas pode influenciar o seu rendimento de form...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Monique Feitosa da Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3582442484026105
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7047
Resumo:
O feijão-caupi é de grande importância nutricional e econômica, principalmente para a população mais carente das regiões Norte e Nordeste. Essa cultura possui um elevado potencial produtivo de grãos por hectare, no entanto a interferência de plantas daninhas pode influenciar o seu rendimento de forma direta e indireta. Assim, objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito de competição da Brachiaria plantaginea em diferentes níveis de infestação e sob período de restrição hídrica, nas características de crescimento e desenvolvimento do feijãocaupi. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, arranjado no esquema fatorial 3x2. Os tratamentos foram a densidades de plantas daninhas (0; 3; 6 plantas por vaso) e dois regimes hídricos (plantas irrigadas e período de restrição hídrica). No tratamento controle as plantas foram mantidas irrigadas por 47 dias após a semeadura. As características avaliadas foram fisiológicas, pela taxa de fotossíntese (Pmax), condutância estomática (gs), concentração interna de carbono (Ci), respiração (E), eficiência do uso da água (EUA), eficiência intrínseca do uso da água (EiUA) e pigmentos cloroplastídicos, evidenciando que os menores índices fisiológicos ocorreram devido à restrição hídrica. As características de crescimento pelo acumulo de matéria seca do feijão-caupi, no qual superior quando cultivado em ausência da B. plantaginea sob regime de plantas irrigadas com média de 7,3 g por planta. A matéria seca total das plantas daninhas foi superior na maior densidade de plantio com média de 2,3 por planta, independente do regime hídrico. Quanto as características bioquímicas, o teor de prolina nas folhas do feijoeiro aumentou com a presença de três plantas daninhas no período de restrição hídrica, possivelmente pela competição interespecífica pelo recurso água na fase vegetativa do feijão-caupi. A atividade das enzimas dismutase superóxido, catalase e peroxidase de ascobato foram superior em resposta a densidade de três ou seis plantas daninhas, independente do regime hídrico.