Dissertação

Iniciação científica no ensino médio: contribuições do Programa Ciência na Escola

A Educação Científica tem a finalidade de proporcionar aos estudantes uma formação que os capacite na tomada de decisões para o exercício da cidadania com responsabilidade social. Nesse sentido, promover a Enculturação Científica por meio da Iniciação Científica na Educação Básica é de fundamental i...

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Autor principal: Primavera, Andressa Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9378613678069340
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7082
Resumo:
A Educação Científica tem a finalidade de proporcionar aos estudantes uma formação que os capacite na tomada de decisões para o exercício da cidadania com responsabilidade social. Nesse sentido, promover a Enculturação Científica por meio da Iniciação Científica na Educação Básica é de fundamental importância no desenvolvimento de capacidades cognitivas, bem como despertar do interesse pela ciência nos estudantes. O Programa Ciência na Escola (PCE) tem como proposta o incentivo à Iniciação Científica, em Escolas Públicas do Amazonas. Diante disto, verificou-se as contribuições do PCE para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Educação Científica nos Estudantes de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Amazonas, na cidade de Manaus. Para tanto, a presente proposta investigativa pauta-se na pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico e foi desenvolvida por meio da análise documental de Projetos executados nas escolas contempladas pelo PCE e com realização de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos participantes do projeto. Os dados obtidos foram organizados, utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva. No que diz respeito aos estudantes, conclui-se que a participação no programa pôde contribuir para o amadurecimento intelectual dos discentes, desenvolvendo neles uma postura de responsabilidade quanto à busca de novos conhecimentos. A partir dos resultados encontrados consideramos que a presente pesquisa pode contribuir com dados que revelam os possíveis impactos gerados pela prática da IC durante o desenvolvimento de projetos participantes no PCE e de como este atinge não somente aos estudantes como também aos professores e a escola como um todo.