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Dissertação
A poética do exílio em Murro em ponta de faca de Augusto Boal
A presente Dissertação de Mestrado é resultado de uma série de intervenções e observações realizadas dentro do teatro. A escolha do texto Murro em Ponta de Faca de Augusto Boal como objeto de estudo, foi um outro desafio, pois os diversos textos e técnicas deixados por Agusto Boal, são de extrema...
Autor principal: | Costa Filho, José Félix da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1557290391786021 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71072019-04-26T05:03:46Z A poética do exílio em Murro em ponta de faca de Augusto Boal Costa Filho, José Félix da Silva, Lajosy http://lattes.cnpq.br/1557290391786021 http://lattes.cnpq.br/4220995373459046 Costa, Leonard Christy Souza http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Teatro Exílio Pátria amada Terra natal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES A presente Dissertação de Mestrado é resultado de uma série de intervenções e observações realizadas dentro do teatro. A escolha do texto Murro em Ponta de Faca de Augusto Boal como objeto de estudo, foi um outro desafio, pois os diversos textos e técnicas deixados por Agusto Boal, são de extrema importância, não só para a pesquisa, mas também para a descoberta de novas técnicas . O texto em estudo pode ser entendido, como denúncia, ou como crítica de um período ditatorial, onde diversos brasileiros estiveram exilados, fora de sua terra natal, os motivos foram os mais diversos possíveis, porém nos direcionamos ao momento político em que vivia a sociedade brasileira na década dos anos setenta e oitenta. Augusto Boal foi incansável em trabalhar, discutir e interpretar, levando suas reflexões e suas técnicas para o Brasil e pelos diversos países por onde passou no exílio. O referido trabalho foi dividido em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo foi intitulado de: A poética de Augusto Boal, onde esplanamos sobre o que foi o teatro de oprimido? A política e ideologia no teatro de Augusto Boal e ler e ver Augusto Boal hoje. É um capítulo onde detalhamos a vida de Augusto Boal, sobre o seu compromisso com o teatro e as lutas sociais. O segundo capítulo, detalhamos sobre a poética do exílio, sua forma e os seus conteúdos direcionados ao texto Murro em Ponta de Faca (1978), uma apresentação. Espaço, e tempo na obra Murro em Ponta de Faca. Um outro tópico sobre Análises de personagens: Extrato social do Brasil no Exílio e finalizando com Identidade e mudança. Este momento é marcado pelo movimento das personagens, uma vez que cada personagem da peça de teatro, enfatiza as causas e consequeências sobre o Exílio. O terceiro capítulo é marcado por Augusto Boal Pós-Exílio e sua prática teatral; A anistia e o teatro; A memória do exílio e A importância de Augusto Boal hoje. Desta forma, afirmamos o nosso compromisso com a sociedade, pois a partir da elucidação deste trabalho, estamos convictos de sua contribuição e de reflexões para a sociedade brasileira. This Master's Dissertation is the result of a series of interventions and observations made within the theater. The choice of the text "Murro" in Augusta Boal's Knife Tip as an object of study was another challenge, since the various texts and techniques left by Agusto Boal are extremely important not only for research but also for the discovery of new techniques. The text under study can be understood as a denunciation or as a criticism of a dictatorial period, where several Brazilians were exiled outside their homeland, the motives were as diverse as possible, but we turned to the political moment in which society lived in the seventies and eighties. Augusto Boal was unable to work, discuss and interpret, taking his reflections and his techniques to Brazil and the various countries where he spent in exile. This work was divided into three chapters, and the first chapter was titled: The Poetics of Augusto Boal, where we plan on what was the theater of the oppressed? The politics and ideology in the theater of Augusto Boal and read and see Augusto Boal today. It is a chapter where we detail the life of Augusto Boal, about his commitment to theater and social struggles. The second chapter, we detail the poetics of exile, its form and its contents directed to the text Murro in Ponta de Faca (1978), a presentation. Space, and time in the work Murro in Ponta de Faca. Another topic on Character Analysis: Brazilian Social Exile in Exile and ending with Identity and Change. This moment is marked by the movement of the characters, since each character in the play emphasizes the causes and consequences of the Exile. The third chapter is marked by Augusto Boal Post-Exile and his theatrical practice; Amnesty and theater; The memory of the exile and The importance of Augusto Boal today. In this way, we affirm our commitment to society, since from the elucidation of this work, we are convinced of its contribution and of reflections for Brazilian society. 2019-04-25T18:01:18Z 2018-08-30 Dissertação COSTA FILHO, José Félix da. A poética do exílio em murro em ponta de faca de Augusto Boal. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7107 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Teatro Exílio Pátria amada Terra natal LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
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A presente Dissertação de Mestrado é resultado de uma série de intervenções e
observações realizadas dentro do teatro. A escolha do texto Murro em Ponta de Faca de
Augusto Boal como objeto de estudo, foi um outro desafio, pois os diversos textos e técnicas
deixados por Agusto Boal, são de extrema importância, não só para a pesquisa, mas também
para a descoberta de novas técnicas . O texto em estudo pode ser entendido, como denúncia,
ou como crítica de um período ditatorial, onde diversos brasileiros estiveram exilados, fora de
sua terra natal, os motivos foram os mais diversos possíveis, porém nos direcionamos ao
momento político em que vivia a sociedade brasileira na década dos anos setenta e oitenta.
Augusto Boal foi incansável em trabalhar, discutir e interpretar, levando suas reflexões e suas
técnicas para o Brasil e pelos diversos países por onde passou no exílio. O referido trabalho
foi dividido em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo foi intitulado de: A poética de
Augusto Boal, onde esplanamos sobre o que foi o teatro de oprimido? A política e ideologia
no teatro de Augusto Boal e ler e ver Augusto Boal hoje. É um capítulo onde detalhamos a
vida de Augusto Boal, sobre o seu compromisso com o teatro e as lutas sociais. O segundo
capítulo, detalhamos sobre a poética do exílio, sua forma e os seus conteúdos direcionados ao
texto Murro em Ponta de Faca (1978), uma apresentação. Espaço, e tempo na obra Murro em
Ponta de Faca. Um outro tópico sobre Análises de personagens: Extrato social do Brasil no
Exílio e finalizando com Identidade e mudança. Este momento é marcado pelo movimento
das personagens, uma vez que cada personagem da peça de teatro, enfatiza as causas e
consequeências sobre o Exílio. O terceiro capítulo é marcado por Augusto Boal Pós-Exílio e
sua prática teatral; A anistia e o teatro; A memória do exílio e A importância de Augusto
Boal hoje. Desta forma, afirmamos o nosso compromisso com a sociedade, pois a partir da
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