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Dissertação
Representações do feminino em Théophile Gautier e Aluísio de Azevedo
A pesquisa realizou um estudo sobre o feminino observando narrativas fantásticas do século XIX na França e no Brasil. Como corpus para análise, selecionamos o conto A amante morta (La Morte Amoureuse) de 1836 do francês Théophile Gautier e o romance A mortalha de Alzira de 1891 do brasileiro Aluísio...
Autor principal: | Trindade, Brenda Grazielle Silva |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5175773460522266 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71212019-05-04T05:03:58Z Representações do feminino em Théophile Gautier e Aluísio de Azevedo Trindade, Brenda Grazielle Silva Sá, Lileana Mourão Franco de http://lattes.cnpq.br/5175773460522266 http://lattes.cnpq.br/6820794188934308 Zucolo, Nicia Petreceli http://lattes.cnpq.br/4572857563677466 Cavalheiro, Juciane dos Santos http://lattes.cnpq.br/8629828786064536 Feminino Monstro Século XIX Literatura França e Brasil LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: TEORIA LITERÁRIA A pesquisa realizou um estudo sobre o feminino observando narrativas fantásticas do século XIX na França e no Brasil. Como corpus para análise, selecionamos o conto A amante morta (La Morte Amoureuse) de 1836 do francês Théophile Gautier e o romance A mortalha de Alzira de 1891 do brasileiro Aluísio de Azevedo. As principais personagens em foco aqui são Clarimonde e Alzira e suas diversas faces. Não deixamos, porém, de averiguar as vozes que narram suas histórias, seus duvidosos parceiros, Romuald e Ângelo, as sociedades que as cercam e como a literatura fantástica as trata. O aporte teórico advém dos estudos de Mary Del Priore, de Georges Duby e de Michelle Perrot, na parte histórica da pesquisa. Tzvetan Todorov, Claude Lecouteux, Julio Jeha, Luiz Nazário, H.P. Lovecraft e Claude Kappler ao nos referimos à noção fantástica e monstruosa do trabalho. Desse modo, observamos como a construção social determina a atuação do feminino nos textos literários, de que maneira elas reagem a tais construções e como a literatura fantástica, e seus autores concebem essas mulheres monstruosas. The research carried out a study about the feminine observing fantastic narratives of century XIX in France and in Brazil. As a corpus for analysis, we selected the tale La Morte Amoureuse from 1836 written by the Frenchman Théophile Gautier and the novel A Mortalha de Alzira from 1891 written by the Brazilian Aluísio de Azevedo. The main characters in focus are Clarimonde and Alzira and their several faces. We do not, however, fail to find out the voices that tell their stories, their dubious partners, Romuald and Angelo, the societies that surround them and how fantastic literature treats them. The theoretical contribution comes from the studies of Mary Del Priore, Georges Duby and Michelle Perrot, in the historical part of the research. Tzvetan Todorov, Claude Lecouteux, Julio Jeha, Luiz Nazário, H.P. Lovecraft and Claude Kappler when we refer to the fantastic and monstrous notion of work. This way, we can observe how social construction determines the performance of the female in literary texts, how they react to such constructions and how fantastic Literature and its authors conceive these monstrous women. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2019-05-03T12:42:13Z 2019-02-28 Dissertação TRINDADE, Brenda Grazielle Silva. Representações do feminino em Théophile Gautier e Aluísio de Azevedo. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7121 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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A pesquisa realizou um estudo sobre o feminino observando narrativas fantásticas do século XIX na França e no Brasil. Como corpus para análise, selecionamos o conto A amante morta (La Morte Amoureuse) de 1836 do francês Théophile Gautier e o romance A mortalha de Alzira de 1891 do brasileiro Aluísio de Azevedo. As principais personagens em foco aqui são Clarimonde e Alzira e suas diversas faces. Não deixamos, porém, de averiguar as vozes que narram suas histórias, seus duvidosos parceiros, Romuald e Ângelo, as sociedades que as cercam e como a literatura fantástica as trata. O aporte teórico advém dos estudos de Mary Del Priore, de Georges Duby e de Michelle Perrot, na parte histórica da pesquisa. Tzvetan Todorov, Claude Lecouteux, Julio Jeha, Luiz Nazário, H.P. Lovecraft e Claude Kappler ao nos referimos à noção fantástica e monstruosa do trabalho. Desse modo, observamos como a construção social determina a atuação do feminino nos textos literários, de que maneira elas reagem a tais construções e como a literatura fantástica, e seus autores concebem essas mulheres monstruosas. |
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