Dissertação

Uma leitura da performance de fanzineiros na cidade de Manaus-Amazonas

Esta etnografia aborda a performance de fanzineiros em Manaus, indivíduos que produzem materiais artísticos e os distribuem pela cidade. Em determinadas áreas do centro de Manaus, é possível observá-los vendendo face-a-face seu material autoral, artístico/literário, impresso, na maioria dos casos...

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Autor principal: Pinho, Jefferson Queiroz de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7135806657845254
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7160
Resumo:
Esta etnografia aborda a performance de fanzineiros em Manaus, indivíduos que produzem materiais artísticos e os distribuem pela cidade. Em determinadas áreas do centro de Manaus, é possível observá-los vendendo face-a-face seu material autoral, artístico/literário, impresso, na maioria dos casos em P&B, denominado fanzine ou zine. O conteúdo do material são poesias, contos, resenhas, desenhos, quadrinhos, “o que você quiser”. Do tamanho e volume “que quiser”. Pode ser feito manuscrito ou digitado, permite o erro e pode não seguir a ordem de leitura padrão. A pesquisa foi realizada por meio de observações no centro de Manaus, na UFAM e na Av. Djalma Batista, uma das principais vias de acesso a zona central que possui intenso tráfego de pedestres e automóveis, onde pude acompanhar os poucos fanzineiros em atividade no momento, mas principalmente por meio de entrevistas. As entrevistas foram realizadas com vinte fanzineiros e, dentre estes, houve uma entrevista extra com nove deles com o objetivo de construir suas etnobiografias, ou seja, uma etnografia da biografia destes indivíduos com um recorte voltado para como ser fanzineira ou fanzineiro constitui-se, incluindo sua performance. Considero a performance como marcadora de identidades por meio de comportamentos experienciados, refere-se também à postura, aos gestos, aos símbolos linguísticos, à variação do tom de voz, à aparência, em suma, ao manejo das impressões transmitidas e captadas por parte do fanzineiro e “público”. Nesta pesquisa pude investigar acerca de minha própria performance enquanto fanzineiro e dos demais fanzineiros, bem como a dos clientes em potencial. Considero que há associações entre performance, formação pessoal e espaço urbano, pois o campo aparece como contexto da prática que envolve o fanzine, tendo em vista que a atuação do fanzineiro, em larga escala, inscreve-se nestes espaços urbanos, envolvendo relações em que a dádiva é uma das formas de troca