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Dissertação
Os aspectos afetivos no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso no contexto da educação básica
Este estudo teve por objetivo investigar os aspectos afetivos no ensino- aprendizagem de inglês como língua estrangeira e, como objetivos específicos, identificar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem relacionadas a esses aspectos afetivos e refletir como é possível se desenvolver aspecto...
Autor principal: | Ferreira, Antônia Martins |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2344571423712832 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7222 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-72222019-06-26T05:04:05Z Os aspectos afetivos no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso no contexto da educação básica The affective aspects in the teaching-learning of English as a foreign language: a case study in the context of basic education Ferreira, Antônia Martins Ferreira, Herbert Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/2344571423712832 http://lattes.cnpq.br/4035461749959129 Moncayo, Vanúbia Araújo Laulate http://lattes.cnpq.br/1326733452395883 Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem Educação afetiva LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Este estudo teve por objetivo investigar os aspectos afetivos no ensino- aprendizagem de inglês como língua estrangeira e, como objetivos específicos, identificar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem relacionadas a esses aspectos afetivos e refletir como é possível se desenvolver aspectos afetivos favoráveis ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para isso, foram enfocados aspectos afetivos como, emoção, sentimento, humor e atitude que condicionam comportamentos específicos, segundo a concepção de Arnold e Brown (1999). Esses autores, juntamente com Gardner (1995), Rogers (1975; 1985), Vigotski (1993; 2011), Immordino-Yang e Damásio (2016), Cozolino (2013; 2014) e Olson (2014), entre outros, concordam que os aspectos afetivos são essenciais para a viabilização do ensino-aprendizagem. Participaram deste estudo 8 alunos do nível básico de proficiência na língua inglesa, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Manaus. Esta pesquisa se constituiu como um estudo de caso (ANDRÉ, 2013; LAKATOS; MARKONI, 2003; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) e teve como suporte as teorias sobre a influência da afetividade na aprendizagem de inglês como segunda língua e língua estrangeira. Para a geração dos dados, foram utilizados os princípios da pesquisa qualitativa, sendo os questionários, entrevistas e a autoavaliação os instrumentos escolhidos. Os resultados mostraram, em resposta às perguntas, a influência dos aspectos afetivos no desempenho dos alunos como aprendizes de uma língua estrangeira. Diante desses resultados, conclui-se que cabe ao professor desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico e didático-pedagógico. Antes, é preciso desenvolver ferramentas que promovam a saúde das relações: a empatia, a compaixão e o amor, possibilitando, dessa forma, o revelar da dimensão invisível presente na sala de aula. Para tanto, é de extrema importância o estudo, a pesquisa contínua e a aplicação de práticas pedagógicas que promovam conforto e segurança aos alunos, priorizando, assim, o desenvolvimento integral por meio da junção das dimensões cognitivas e afetivas. This study aimed to investigate the affective aspects of teaching and learning English as a foreign language and, as specific objectives, to identify the learning facilities and difficulties related to these affective aspects and to reflect how it is possible to develop affective aspects favorable to teaching-learning English as a foreign language. For this, affective aspects such as emotion, feeling, humor and attitude that conditioned specific behaviors have been focused according to the Arnold and Brown (1999) conception. These authors, along with Gardner (1995), Rogers (1975; 1985), Vigotski (1993; 2011), Immordino-Yang & Damásio (2016), Cozolino (2013, 2014) and Olson (2014), among others, agree that affective aspects are essential for the viability of teaching and learning. Eight students of the basic level of English proficiency participated in this study, from the 9th grade of Elementary School of the Military College of Manaus. This research was constituted as a case study (ANDRÉ, 2013; LAKATOS; MARKONI, 2003; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) and was supported by theories on the influence of affectivity in learning English as a second language and foreign language. For the generation of the data, the principles of qualitative research were used, with the questionnaires, interviews and self-assessment being the instruments of this research. The results showed, in response to the questions, the influence of the affective aspects on the students' performance as learners of a foreign language. In view of these results, it is concluded that it is up to the teacher to develop skills that go beyond technical and didactic-pedagogical knowledge. Rather, it is necessary to develop tools that promote the health of relationships: empathy, compassion and love, thus enabling the revealing of the invisible dimension present in the classroom. Therefore, it is extremely important the study, continuous research and application of pedagogical practices that promote comfort and safety to students, thus prioritizing integral development through the combination of cognitive and affective dimensions. 2019-06-25T15:06:49Z 2019-05-22 Dissertação FERREIRA, Antônia Martins. Os aspectos afetivos no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo de caso no contexto da educação básica. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7222 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Este estudo teve por objetivo investigar os aspectos afetivos no ensino- aprendizagem de inglês como língua estrangeira e, como objetivos específicos, identificar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem relacionadas a esses aspectos afetivos e refletir como é possível se desenvolver aspectos afetivos favoráveis ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Para isso, foram enfocados aspectos afetivos como, emoção, sentimento, humor e atitude que condicionam comportamentos específicos, segundo a concepção de Arnold e Brown (1999). Esses autores, juntamente com Gardner (1995), Rogers (1975; 1985), Vigotski (1993; 2011), Immordino-Yang e Damásio (2016), Cozolino (2013; 2014) e Olson (2014), entre outros, concordam que os aspectos afetivos são essenciais para a viabilização do ensino-aprendizagem. Participaram deste estudo 8 alunos do nível básico de proficiência na língua inglesa, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Manaus. Esta pesquisa se constituiu como um estudo de caso (ANDRÉ, 2013; LAKATOS; MARKONI, 2003; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) e teve como suporte as teorias sobre a influência da afetividade na aprendizagem de inglês como segunda língua e língua estrangeira. Para a geração dos dados, foram utilizados os princípios da pesquisa qualitativa, sendo os questionários, entrevistas e a autoavaliação os instrumentos escolhidos. Os resultados mostraram, em resposta às perguntas, a influência dos aspectos afetivos no desempenho dos alunos como aprendizes de uma língua estrangeira. Diante desses resultados, conclui-se que cabe ao professor desenvolver competências que vão além do conhecimento técnico e didático-pedagógico. Antes, é preciso desenvolver ferramentas que promovam a saúde das relações: a empatia, a compaixão e o amor, possibilitando, dessa forma, o revelar da dimensão invisível presente na sala de aula. Para tanto, é de extrema importância o estudo, a pesquisa contínua e a aplicação de práticas pedagógicas que promovam conforto e segurança aos alunos, priorizando, assim, o desenvolvimento integral por meio da junção das dimensões cognitivas e afetivas. |
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