Dissertação

Quantificando a importância de emojis e emoticons para a identificação de polaridade

Ambientes virtuais como lojas online de produtos e serviços (e.g. Amazon, Google Play, Booking) adotam uma estratégia colaborativa de avaliação e reputação onde os usuários classificam os produtos e serviços. A opinião do usuário representa o seu grau de satisfação em relação ao item a...

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Autor principal: Paula, Hildon Eduardo Lima de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0597782784049468
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7224
Resumo:
Ambientes virtuais como lojas online de produtos e serviços (e.g. Amazon, Google Play, Booking) adotam uma estratégia colaborativa de avaliação e reputação onde os usuários classificam os produtos e serviços. A opinião do usuário representa o seu grau de satisfação em relação ao item avaliado. O conjunto de avaliações de um item é referencial de sua reputação/qualidade. Portanto, a identificação automática da satisfação do usuário em relação a um item, considerando sua avaliação textual, é uma ferramenta com potencial econômico singular. Neste contexto, com a popularização de emojis e emoticons, intensificada pelo uso de dispositivos móveis e seus aplicativos, os usuários adotam cada vez mais estes símbolos como parte do vocabulário utilizado para expressar opiniões e sentimentos. Neste trabalho, apresentamos uma avaliação quantitativa da representatividade de emojis/emoticons para a identificação de opinião e polaridade em ambientes online de avaliação colaborativa. A abordagem proposta quantifica o uso da técnica Bag of Words com SVM, Max Entropy e Naive Bayes para determinar o grau de satisfação do usuário em relação a um item, considerando: (1) palavras e emojis/emoticons; (2) apenas palavras; (3) apenas emojis/emoticons. Particularmente, para cenários específicos o uso de emojis/emoticons para a análise de sentimentos chega a ter uma eficácia de 0,92 com uso de emojis combinados com palavras, contra 0,81 quando utilizamos apenas as palavras, considerando a métrica F1.