Dissertação

O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem

Esta pesquisa tem como objetivo de estudo melhorar a aprendizagem sobre os gráficos de funções afim no 9º ano do ensino fundamental II, utilizando problemas do cotidiano do ensino da física, como movimento retilíneo uniforme, para uma melhor compreensão gráfica desses problemas. O laboratório de rob...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Osmar Oliveira da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8271834814449210
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7249
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7249
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-72492019-07-11T05:03:35Z O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem Silva, Osmar Oliveira da Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/8271834814449210 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Souza, Sílvia Dias de http://lattes.cnpq.br/7707988407123681 Sousa, Jeanne Moreira de http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 Funções (Matemática) Robótica Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Função Função afim Movimento retilíneo uniforme gráfico de função afim Robótica Esta pesquisa tem como objetivo de estudo melhorar a aprendizagem sobre os gráficos de funções afim no 9º ano do ensino fundamental II, utilizando problemas do cotidiano do ensino da física, como movimento retilíneo uniforme, para uma melhor compreensão gráfica desses problemas. O laboratório de robótica foi utilizado para simular, para modelar, problemas de física, em situações práticas, onde isso nos traria dados, mais tarde utilizados nos gráficos em sala de aula, com o objetivo final de melhorar a interpretação dos gráficos das funções afim. This study aims to improve the learning about the graphs of related functions in the 9th year of elementary school II, using problems of everyday physical education, as a uniform rectilinear movement, for a better graphical understanding of these problems. The robotics laboratory was used to simulate, to model, physics problems, in practical situations, where this would bring us data, later used in the graphics in the classroom, with the final objective of improving the interpretation of the graphs of the related functions. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-07-10T13:07:10Z 2019-04-27 Dissertação SILVA, Osmar Oliveira da. O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7249 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Funções (Matemática)
Robótica
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Função
Função afim
Movimento retilíneo uniforme
gráfico de função afim
Robótica
spellingShingle Funções (Matemática)
Robótica
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Função
Função afim
Movimento retilíneo uniforme
gráfico de função afim
Robótica
Silva, Osmar Oliveira da
O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
topic_facet Funções (Matemática)
Robótica
Física - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Função
Função afim
Movimento retilíneo uniforme
gráfico de função afim
Robótica
description Esta pesquisa tem como objetivo de estudo melhorar a aprendizagem sobre os gráficos de funções afim no 9º ano do ensino fundamental II, utilizando problemas do cotidiano do ensino da física, como movimento retilíneo uniforme, para uma melhor compreensão gráfica desses problemas. O laboratório de robótica foi utilizado para simular, para modelar, problemas de física, em situações práticas, onde isso nos traria dados, mais tarde utilizados nos gráficos em sala de aula, com o objetivo final de melhorar a interpretação dos gráficos das funções afim.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Silva, Osmar Oliveira da
author2 http://lattes.cnpq.br/8271834814449210
author2Str http://lattes.cnpq.br/8271834814449210
title O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
title_short O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
title_full O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
title_fullStr O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
title_full_unstemmed O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
title_sort o estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7249
_version_ 1831969773065338880
score 11.753735