/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em...
Autor principal: | Silva, Thiago Costa da |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7356 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73562019-11-14T14:57:22Z Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos Combination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students. Silva, Thiago Costa da Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental. This work aims to help students and teachers in the combinatorial analysis, which is considered one of the most complex in mathematics, because it requires a potentialized reasoning to solve problems. Due to all the difficulties encountered by students and teachers such as both applied methodologies learning and lack of continuity of content, for example, this is only learned in the 2nd year of high school, we present concepts of combinatorial analysis topics such as Fundamental Principle of Counting, Permutations, Arrangements and Combinations, associated with various application problems for better understanding, as well as topics not much explained in basic education such as Inclusion-Exclusion Principle and Dirichlet Drawer Principle or Pigeon Houses Principle. We take the opportunity to present Olympics problems in several levels with solutions in many ways. Through analysis of NCP's and PROFMAT dissertations, we have demonstrated the importance of combinatorial analysis and its lag in high school students, as well as the need for its teaching in elementary school. 2019-09-11T18:03:52Z 2019-08-23 Dissertação SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas |
spellingShingle |
Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas Silva, Thiago Costa da Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
topic_facet |
Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas |
description |
Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental. |
author_additional |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
author_additionalStr |
Oliveira, Nilomar Vieira de |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Thiago Costa da |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 |
title |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_short |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_full |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_fullStr |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
title_sort |
análise combinatória para a educação básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2019 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 |
_version_ |
1831969794832728064 |
score |
11.753735 |