Dissertação

Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos

Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Thiago Costa da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7356
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73562019-11-14T14:57:22Z Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos Combination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students. Silva, Thiago Costa da Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/2118968770207185 http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Amorim Neto, Alcides de Castro http://lattes.cnpq.br/2095519556544958 Análise combinatória Combinações (Matemática) Matemática CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA Análise combinatória Resolução de problemas Conceitos Aplicações Problemas de olimpíadas Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental. This work aims to help students and teachers in the combinatorial analysis, which is considered one of the most complex in mathematics, because it requires a potentialized reasoning to solve problems. Due to all the difficulties encountered by students and teachers such as both applied methodologies learning and lack of continuity of content, for example, this is only learned in the 2nd year of high school, we present concepts of combinatorial analysis topics such as Fundamental Principle of Counting, Permutations, Arrangements and Combinations, associated with various application problems for better understanding, as well as topics not much explained in basic education such as Inclusion-Exclusion Principle and Dirichlet Drawer Principle or Pigeon Houses Principle. We take the opportunity to present Olympics problems in several levels with solutions in many ways. Through analysis of NCP's and PROFMAT dissertations, we have demonstrated the importance of combinatorial analysis and its lag in high school students, as well as the need for its teaching in elementary school. 2019-09-11T18:03:52Z 2019-08-23 Dissertação SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
spellingShingle Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
Silva, Thiago Costa da
Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
topic_facet Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
description Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.
author_additional Oliveira, Nilomar Vieira de
author_additionalStr Oliveira, Nilomar Vieira de
format Dissertação
author Silva, Thiago Costa da
author2 http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
author2Str http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
title Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_short Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_full Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_fullStr Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_full_unstemmed Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_sort análise combinatória para a educação básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
_version_ 1781302473437216768
score 11.653393