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Dissertação
Representações de alunos do PROEJA sobre o ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos – leitura: um estudo de caso no IFAM
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) sobre o ensino-aprendizagem de Inglês para F...
Autor principal: | Sousa, Elaine Lima de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2362760703669447, https://orcid.org/0000-0003-2854-191X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7360 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73602019-09-13T05:03:45Z Representações de alunos do PROEJA sobre o ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos – leitura: um estudo de caso no IFAM Representations of students in the PROEJA about teaching-learning of English for Specific Purposes – Reading: a case study at IFAM Sousa, Elaine Lima de Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/2362760703669447 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Souza, Paulo Ricardo Freire de http://lattes.cnpq.br/7051119285918283 Silva, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e http://lattes.cnpq.br/6129530461830312 https://orcid.org/0000-0003-2854-191X Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português PROEJA - IFAM Ensino profissional - IFAM LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA Inglês para fins específicos Representações PROEJA Educação profissional Professional education English for specific purposes Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) sobre o ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) – Leitura. Os objetivos específicos foram depreender as representações das práticas dos alunos e das práticas do professor no ensino-aprendizagem de IFE – Leitura e refletir acerca do conteúdo programático de IFE – Leitura, considerado mais importante nessas aulas, observando-se o que pode ser incluído nas mesmas. O aporte teórico referente às representações foi embasado em Alves-Mazzotti (2008), Celani e Magalhães (2002), Farr (2002), Freire e Lessa (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2002), Moscovici ([1965] 1978; [2000] 2015) e Wagner (2002). Quanto à Abordagem de Ensino-Aprendizagem de IFE, foi ancorado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Holmes (1981), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017) e Robinson (1991). E sobre o PROEJA, a pesquisa foi fundamentada em Brasil (2005; 2006a), Documento Base (BRASIL, 2007), Estatuto do IFAM (BRASIL, 2009), Lei n.º 13.005/2014 que trata do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 (BRASIL, 2014) e Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (IFAM, 2014). A pesquisa foi um estudo na esfera da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo e teve como referencial metodológico o estudo de caso (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; STAKE, 2003). O contexto foi uma das turmas do PROEJA do IFAM e como instrumentos de pesquisa foram utilizados quatro questionários, um de perfil e três investigativos, com 10 participantes, alunos desse curso. Os resultados apontaram representações que valorizam o ensino-aprendizagem de vocabulário, e que seja incluído o ensino da pronúncia do léxico nas aulas de IFE – Leitura. Foi concluído, também, que as aulas de IFE devem envolver atividades que despertem o interesse dos alunos, interação com a turma e brincadeiras. Além disso, sugere-se que seja criada na instituição uma coordenação pedagógica para conduzir as políticas linguísticas do ensino presencial, a distância e semipresencial. This research aimed to investigate the representations of students in the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the category of Youth and Adult Education (PROEJA) at Federal Institute of Amazonas (IFAM) about English for Specific Purposes (ESP) – Reading, The objectives were to understand their representations about the practices of the students and the teacher's practices in teaching-learning of ESP – Reading, and to reflect on the programmatic content of ESP - Reading considered more important in these classes, observing what can be included in them. The theoretical contribution referring to the representations was based on Alves-Mazzotti (2008), Celani and Magalhães (2002), Farr (2002), Freire e Lessa (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2002), Moscovici ([1965]1978; [2000]2015) and Wagner (2002). Regarding the ESP Teaching-Learning Approach was anchored on Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans and St. John (1998), Holmes (1981), Hutchinson and Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2009; 2017), Robinson (1991). And about PROEJA the research was based in Brazil (2005; 2006a), Base Document (BRAZIL, 2007), IFAM Statute (BRAZIL, 2009), Law no 13.005/2014 that deals with the National Education Plan 2014-2024 (BRAZIL, 2014) and Institutional Development Plan (2014-2018). The research was a study in the field of Applied Linguistics, a qualitative research and used the case study as a methodological reference (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; STAKE, 2003). The context was one of the PROEJA classes at IFAM and as research instruments four questionnaires were used, one profile questionnaire and three investigative questionnaires, with 10 participants, students of this course. The results pointed to representations that value teaching-learning vocabulary, and include the teaching of lexical pronunciation in ESP – Reading classes. It was also concluded that ESP classes should involve activities that arouse students' interest, interaction with the class and games. In addition, it is suggested that a pedagogical coordination be established in the institute to conduct the linguistic policies of face-to-face, distance and blended learning. O presente estudo contribui para o fortalecimento do ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) na Educação Profissional e Tecnológica, além de trazer contribuições para a teoria das representações no âmbito da Linguística Aplicada. 2019-09-12T15:08:23Z 2019-06-28 Dissertação SOUSA, Elaine Lima de. Representações de alunos do PROEJA sobre o ensino-aprendizagem de inglês para fins específicos – leitura: um estudo de caso no IFAM. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7360 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) sobre o ensino-aprendizagem de Inglês para Fins Específicos (IFE) – Leitura. Os objetivos específicos foram depreender as representações das práticas dos alunos e das práticas do professor no ensino-aprendizagem de IFE – Leitura e refletir acerca do conteúdo programático de IFE – Leitura, considerado mais importante nessas aulas, observando-se o que pode ser incluído nas mesmas. O aporte teórico referente às representações foi embasado em Alves-Mazzotti (2008), Celani e Magalhães (2002), Farr (2002), Freire e Lessa (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2002), Moscovici ([1965] 1978; [2000] 2015) e Wagner (2002). Quanto à Abordagem de Ensino-Aprendizagem de IFE, foi ancorado em Celani (2005), Celani et al. (1988), Dudley-Evans e St. John (1998), Holmes (1981), Hutchinson e Waters (1987), Monteiro (1999; 2009), Ramos (2004; 2005; 2008; 2009; 2017) e Robinson (1991). E sobre o PROEJA, a pesquisa foi fundamentada em Brasil (2005; 2006a), Documento Base (BRASIL, 2007), Estatuto do IFAM (BRASIL, 2009), Lei n.º 13.005/2014 que trata do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 (BRASIL, 2014) e Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (IFAM, 2014). A pesquisa foi um estudo na esfera da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo e teve como referencial metodológico o estudo de caso (JOHNSON, 1992; NUNAN, 1992; STAKE, 2003). O contexto foi uma das turmas do PROEJA do IFAM e como instrumentos de pesquisa foram utilizados quatro questionários, um de perfil e três investigativos, com 10 participantes, alunos desse curso. Os resultados apontaram representações que valorizam o ensino-aprendizagem de vocabulário, e que seja incluído o ensino da pronúncia do léxico nas aulas de IFE – Leitura. Foi concluído, também, que as aulas de IFE devem envolver atividades que despertem o interesse dos alunos, interação com a turma e brincadeiras. Além disso, sugere-se que seja criada na instituição uma coordenação pedagógica para conduzir as políticas linguísticas do ensino presencial, a distância e semipresencial. |
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