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Dissertação
Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana
O presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência...
Autor principal: | Maués, Átila Ribeiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8921990913617658 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-74172019-10-11T05:03:38Z Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana Maués, Átila Ribeiro Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/8921990913617658 http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne Moreira de http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 Geometria plana Matemática (Ensino fundamental) Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Reta de Euler Circunferência dos Nove Pontos Teorema de Menelaus Teorema de Ceva Teorema de Stewart O presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa. Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart. Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral. The present work aims to provide the mathematics teacher, of Junior High School and High School, mathematical support and didactic suggestions for an outstanding class. Therefore, some classic results of Euclidean Plane Geometry were chosen: Euler’s Line, The Nine-Point Circle, Menelaus’ Theorem, Ceva’s Theorem and Stewart’s Theorem. Beginning this theoretical essay with a historical clipping about the discoverers and their discoveries, the demonstrations of the theorems and finishing with a suggestion of didactic tool to the teacher, using GeoGebra software to instigate the student interest in Geometry and Mathematics in general. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-10-10T15:35:14Z 2019-08-29 Dissertação MAUÉS, Átila Ribeiro. Uso do Software Geogebra como ferramenta de abordagem de teoremas clássicos da Geometria Plana. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7417 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O presente trabalho tem por objetivo propiciar ao professor de Matemática, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, suporte matemático e sugestões didáticas para uma aula mais exitosa.
Para isso, foram escolhidos alguns resultados clássicos da geometria plana como: A Reta de Euler, A Circunferência dos Nove Pontos, O Teorema de Menelaus, O Teorema de Ceva e o Teorema de Stewart.
Neste ensaio teórico, começaremos com um recorte Histórico sobre seus descobridores e suas descobertas, as demonstrações dos teoremas e finalizaremos com uma sugestão de ferramenta didática ao professor, utilizando o software Geogebra, para despertar o interesse do aluno por Geometria e pela Matemática em geral. |
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