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Dissertação
Quotidiano do profissional que vivencia o sofrimento por assédio moral e a sua relação com os diagnósticos de enfermagem
Trata-se de uma dissertação com o objetivo de compreender o quotidiano laboral dos docentes e a relação entre o assédio moral e os diagnósticos de enfermagem. A investigação caracteriza-se como um estudo quanti-qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvida em uma Universidade Federal situa...
Autor principal: | Monteiro, Leslie Bezerra |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5811196877265406, https://orcid.org/0000-0002-0316-3708 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7468 |
Resumo: |
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Trata-se de uma dissertação com o objetivo de compreender o quotidiano laboral dos docentes e a
relação entre o assédio moral e os diagnósticos de enfermagem. A investigação caracteriza-se como
um estudo quanti-qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvida em uma Universidade Federal
situada no norte do Brasil, envolvendo docentes de cinco áreas da saúde. Para a produção e coleta de
dados, o estudo dividiu-se em duas fazes. Na primeira fase, aplicou-se um instrumento chamado de
Escala Laboral de Assédio Moral – ELAM –, para 47 professores universitários com o objetivo de
identificar indícios de assédio moral nos participantes. Na segunda fase da pesquisa contou-se com a
participação de 20 docentes, na qual realizaram-se entrevistas individuais contemplando perguntas
abertas pertinentes à compreensão do objeto. Com o auxílio do software MAXQDA procedeu-se a
análise das entrevistas, utilizando-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, sob a ótica do
referencial teórico da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli. O estudo resultou em três
categorias: condições de trabalho, humilhação e preconceito. Em condições do trabalho, evidenciouse
que as atividades exercidas pelos docentes envolvem um ritmo laboral intenso, com pressão por
uma alta produtividade em um curto espaço de tempo, acarretando seu desgaste físico e mental, o
que pode estar relacionado ao crescimento do nível de absenteísmo desses servidores. Na categoria
humilhação, observou-se que este fenômeno se faz mais presente em informações recebidas de forma
confusa e imprecisa, acompanhadas de críticas constrangedoras, degradando a imagem do professor
no ambiente de trabalho. A categoria preconceito ficou evidenciada pelo fato de professores serem
obrigados a realizar atividades que não são de sua obrigação, e serem excluídos e/ou ignorados
devido ao sexo ou ideias/opiniões sobre o trabalho desses professores. Dentre as categorias foi
possível identificar 16 diagnósticos de enfermagem relacionados com o assédio moral, através das
características definidoras contidas nas entrevistas. Concluiu-se, na busca da compreensão do
quotidiano laboral dos docentes em estudo, as dificuldades que este trabalhador possui ao enfrentar
situações que envolvem o assédio moral em seu ambiente de trabalho. Ademais, notou-se a
importância que os diagnósticos de enfermagem possuem na prática dos enfermeiros, possibilitando
instituir a base na escolha de intervenções de enfermagem, respeitando a sua particularidade e a sua
integralidade. |