Dissertação

A pesquisa na formação docente: perspectivas e possibilidades do PIBID no ensino de ciências

Esta pesquisa objetivou investigar as contribuições do PIBID-IFAM à formação inicial de professores de Ciências-Biologia, tendo como referência a perspectiva do professor que faz pesquisa, encontrando no seguinte questionamento seu referencial primário: De que modo o PIBID, enquanto política pública...

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Autor principal: Tanaka, Ana Lúcia Drumond
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2322685904129731
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7588
Resumo:
Esta pesquisa objetivou investigar as contribuições do PIBID-IFAM à formação inicial de professores de Ciências-Biologia, tendo como referência a perspectiva do professor que faz pesquisa, encontrando no seguinte questionamento seu referencial primário: De que modo o PIBID, enquanto política pública, pode promover o desenvolvimento da postura investigativa em licenciandos, contribuindo na formação do professor que faz pesquisa? A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte de dados os seguintes documentos: Edital PIBID MEC/CAPES (01/2007), Projeto Institucional do PIBID/IFAM (2009) e o Subprojeto da Biologia do IFAM (2012). Para além da análise documental, realizou-se entrevista com oito bolsistas do PIBID/IFAM pertencentes da Biologia. Dividida em quatro etapas, a pesquisa contemplou: Investigação preliminar e Análise Documental; Teste Piloto; Pesquisa in loco e; Análise e Discussão dos Resultados, à luz da Análise Textual Discursiva. A pesquisa nos permitiu refletir sobre os significados atribuídos ao PIBID, pelos participantes da pesquisa e nos documentos analisados, referentes as suas contribuições para a formação inicial docente, suas potencialidades e limitações a partir das ações previstas. Dentre as constatações alcançadas, citamos que o PIBID é percebido como um programa de política pública que fomenta a valorização profissional, incentivando a formação de professores para a educação básica e contribuindo para uma melhoria deste processo formativo. Constatou-se, ainda, que o modelo de cooperação universidade-escola, permite aos licenciandos perceberem, na oportunidade da reflexão sobre a prática docente e sobre a realidade escolar, alguns significados da futura profissão, configurando a escola da educação básica como campo de experiência que enseja a melhoria e produção de novos conhecimentos na formação inicial. Ainda foi possível perceber que o Subprojeto da Biologia do IFAM, ao propor grupos de estudos teóricos voltados à reflexão sobre a pesquisa em educação e sobre a prática docente, contribui para formar o professor que faz pesquisa. Contudo, alguns dados apontaram que, de um modo geral, as atividades práticas do PIBID são trabalhadas de forma disciplinar. Nesta direção, considerando a formação de professores como um processo dinâmico de ressignificações e as ações futuras do PIBID sob novas perspectivas, propomos como principal contribuição desta pesquisa a Investigação Temática Freiriana para pensarmos pesquisa como mitigadora dos processos de ensino que consideram a aplicabilidade de uma estrutura tradicional dos conteúdos curriculares de Ciências/Biologia para outros processos baseados no universo temático dos estudantes.