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Dissertação
Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos
Esta pesquisa consistiu na análise da Proposta Curricular do Ensino Médio de Língua Portuguesa do estado do Amazonas reestruturada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O aporte teórico que sustenta este trabalho corresponde aos princípios da Linguística Aplicada, e...
Autor principal: | Benfica, Karol Regina Soares |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6636474515060711 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-77272020-03-14T05:03:54Z Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos Benfica, Karol Regina Soares Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/6636474515060711 http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Língua portuguesa (Ensino médio) Linguística aplicada Análise do discurso Círculo de Bakhtin Língua portuguesa - Ensino - Amazonas LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADA Ensino de Língua Portuguesa Ensino Médio Linguística Aplicada Análise Dialógica do Discurso Bakhtin Esta pesquisa consistiu na análise da Proposta Curricular do Ensino Médio de Língua Portuguesa do estado do Amazonas reestruturada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O aporte teórico que sustenta este trabalho corresponde aos princípios da Linguística Aplicada, enquanto campo fértil de investigação no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), subsidiada nos mesmos pressupostos, tendo como objetivo quais as lacunas e os silenciamentos da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual as interpretações são pautadas na ADD proposta por Bakhtin. Enquanto subsídio para a análise, foram considerados os seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 1999 e 2000) e Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (OCEM, 2006). Os enunciados oriundos da Proposta apresentam-se em uma estrutura discursiva em que a vontade de mudar e de se materializar existe no ensino de língua, no entanto, o que se evidencia, ainda é um estudo equivocado na condução desse ensino, marcado por um encaminhamento tradicional, que insiste em permanecer por conta da pouca compreensão acerca de ensino de língua/linguagem que perpassa o contexto educacional. This research consisted on the analysis of the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas, which was restructured by the State Secretariat of Education and Teaching Quality (SEDUC/AM). The theoretical support that supports this work corresponds to the principles of Applied Linguistics, as fertile field of research regarding Portuguese language teaching. The research was anchored on the theoretical-epistemological and methodological assumptions from Bakhtin Circle and the Dialogical Analysis of the Discourse (ADD), subsidized in the same assumptions, having as objective which gaps and silences from the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas. It is a qualitative research, in which the interpretations are based on the ADD proposed by Bakhtin. As an allowance for the analysis, following official documents are considered: National Curriculum Parameters (PCN, 1998, 1999 e 2000) and Portuguese Language High School Curricular Guidelines (OCEM, 2006). The statements coming from the Proposal are presented in a discursive structure in which the desire to change and materialize exists in language teaching, however, the evidenced, it is that there is still a wrong study in the conduction of this teaching, marked by a traditional approach, which insists on remaining on account of the poor understanding about language teaching that permeates the educational context. 2020-03-13T21:11:12Z 2019-11-29 Dissertação BENFICA, Karol Regina Soares. Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa consistiu na análise da Proposta Curricular do Ensino Médio de Língua Portuguesa do estado do Amazonas reestruturada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O aporte teórico que sustenta este trabalho corresponde aos princípios da Linguística Aplicada, enquanto campo fértil de investigação no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), subsidiada nos mesmos pressupostos, tendo como objetivo quais as lacunas e os silenciamentos da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual as interpretações são pautadas na ADD proposta por Bakhtin. Enquanto subsídio para a análise, foram considerados os seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 1999 e 2000) e Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (OCEM, 2006). Os enunciados oriundos da Proposta apresentam-se em uma estrutura discursiva em que a vontade de mudar e de se materializar existe no ensino de língua, no entanto, o que se evidencia, ainda é um estudo equivocado na condução desse ensino, marcado por um encaminhamento tradicional, que insiste em permanecer por conta da pouca compreensão acerca de ensino de língua/linguagem que perpassa o contexto educacional. |
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