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Dissertação
O uso do branding como estratégia competitiva para o agronegócio no Estado do Amazonas
A não percepção de valor nas ofertas de produtos agropecuários regionais por parte dos consumidores tem obrigado os produtores rurais a concorrer sempre por preço. Mesmo os produtos reconhecidos como “exclusividade” amazonense também disputam espaço nesse mesmo segmento. Desenvolveu-se um estudo das...
Autor principal: | Cavalcanti, Lúcio Rogério Bastos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5343357089815528, https://orcid.org/0000-0002-2050-6506 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7739 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-77392020-03-22T05:04:00Z O uso do branding como estratégia competitiva para o agronegócio no Estado do Amazonas Branding as a competitive strategy for agribusiness in Amazon state Cavalcanti, Lúcio Rogério Bastos Pacheco, Almir de Souza http://lattes.cnpq.br/5343357089815528 http://lattes.cnpq.br/9497811380342629 Mota, Sheila Cordeiro http://lattes.cnpq.br/3880074860430832 Oliveira Junior, Manoel Carlos de http://lattes.cnpq.br/0403290330724360 https://orcid.org/0000-0002-2050-6506 Agronegócio no Amazonas Estratégias de branding Produtos agropecuários Design gráfico Cadeias produtivas CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: PROGRAMAÇÃO VISUAL Design Branding Agronegócios Amazônia A não percepção de valor nas ofertas de produtos agropecuários regionais por parte dos consumidores tem obrigado os produtores rurais a concorrer sempre por preço. Mesmo os produtos reconhecidos como “exclusividade” amazonense também disputam espaço nesse mesmo segmento. Desenvolveu-se um estudo das estratégias de branding que possam permitir aos produtores mudar a percepção de valor dos consumidores, levando, assim, seus produtos a outro patamar de valoração e, por conseguinte, de preço e margem de lucro. Mediante pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas informações sobre o agronegócio (no Brasil e no estado do Amazonas) e sobre branding. Depois de identificar as cadeias produtivas do agronegócio amazonense e as estratégias de branding recomendadas pela literatura, induziu-se quais estratégias teriam maior probabilidade de causar o impacto positivo esperado na percepção do valor do produto. Para tornar essas informações disponíveis ao público interessado, também foi avaliado qual a melhor opção, dentro do design gráfico, para difundir o conhecimento, observando-se o perfil do público, o contexto de uso e as restrições técnicas inerentes aos processos de impressão. Assim, o livreto proposto contém as recomendações das estratégias de branding em um formato que permita a fácil manipulação e guarda. Observa-se, ainda, que estudos posteriores da aplicação de uma ou mais estratégias recomendadas, bem como seus efeitos em cadeias produtivas específicas é recomendável. Consumers' lack of value perception in the offer of regional agricultural products has forced rural producers to always compete for price. Even products recognized as "exclusive" Amazon also compete for space in this same segment. We have developed a study of branding strategies that can enable producers to change consumers' perception of value, thereby taking their products to another level of valuation, and hence price and profit margin. Through bibliographic and documentary research, we collect information about agribusiness (in Brazil and the state of Amazonas) and about branding. After identifying the Amazonian agribusiness productive chains and the branding strategies recommended by the literature, we induced which strategies would be more likely to have the expected positive impact on the perception of the value of the product. In order to make this information available to the interested public, we also consider the best option within graphic design to spread knowledge, taking into account the public profile, the context of use and the technical constraints inherent in printing processes. Thus, the proposed booklet contains the recommendations of branding strategies in a format that allows easy manipulation and storage. We further note that further studies of the application of one or more recommended strategies, as well as their effects on specific supply chains, are recommended. 2020-03-22T02:02:17Z 2019-12-13 Dissertação CAVALCANTI, Lúcio Rogério Bastos. O uso do branding como estratégia competitiva para o agronegócio no Estado do Amazonas. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7739 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A não percepção de valor nas ofertas de produtos agropecuários regionais por parte dos consumidores tem obrigado os produtores rurais a concorrer sempre por preço. Mesmo os produtos reconhecidos como “exclusividade” amazonense também disputam espaço nesse mesmo segmento. Desenvolveu-se um estudo das estratégias de branding que possam permitir aos produtores mudar a percepção de valor dos consumidores, levando, assim, seus produtos a outro patamar de valoração e, por conseguinte, de preço e margem de lucro. Mediante pesquisas bibliográficas e documentais, foram coletadas informações sobre o agronegócio (no Brasil e no estado do Amazonas) e sobre branding. Depois de identificar as cadeias produtivas do agronegócio amazonense e as estratégias de branding recomendadas pela literatura, induziu-se quais estratégias teriam maior probabilidade de causar o impacto positivo esperado na percepção do valor do produto. Para tornar essas informações disponíveis ao público interessado, também foi avaliado qual a melhor opção, dentro do design gráfico, para difundir o conhecimento, observando-se o perfil do público, o contexto de uso e as restrições técnicas inerentes aos processos de impressão. Assim, o livreto proposto contém as recomendações das estratégias de branding em um formato que permita a fácil manipulação e guarda. Observa-se, ainda, que estudos posteriores da aplicação de uma ou mais estratégias recomendadas, bem como seus efeitos em cadeias produtivas específicas é recomendável. |
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