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Dissertação
O modelo missionário da Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas e sua relação com os Baré em São Gabriel da Cachoeira-AM
O presente estudo tem como objetivo principal analisar o modelo missionário da Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas (ADTAM) na relação com o povo indígena Baré e descrever a forma como este processo se manifesta e quais são os elementos constitutivos desse ―modelo‖. Assim, o foco do presente e...
Autor principal: | Nascimento, Germano Rabelo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4027849498809260 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7879 |
Resumo: |
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O presente estudo tem como objetivo principal analisar o modelo missionário da Assembleia de Deus Tradicional no Amazonas (ADTAM) na relação com o povo indígena Baré e descrever a forma como este processo se manifesta e quais são os elementos constitutivos desse ―modelo‖. Assim, o foco do presente estudo é o cenário social e religioso vivenciado pelos sujeitos da pesquisa na cidade de São Gabriel da Cachoeira, região do Alto Rio Negro, Amazonas. Logo, a metodologia usada nesse trabalho se concentra na observação participante em conjunto com outros métodos de coleta de dados como: entrevistas, consultas a arquivos e documentos históricos. Nesse sentido, foram entrevistados para realização desta pesquisa: 03 pastores, 06 indígenas Baré membros da igreja (03 homens e 03 mulheres), 06 indígenas Baré não membros da igreja (03 homens e 03 mulheres). Vale ressaltar que a faixa etária dos entrevistados é entre 30 a 50 anos. Contudo, foram selecionados, entre os 15 entrevistados, alguns relatos mais precisos e próximos do que se pretendia nesse trabalho. No primeiro capítulo procuro caracterizar a cidade de São Gabriel da Cachoeira, apresentar a história de origem dos Baré, quem são e sua presença atual na cidade. No segundo capítulo, apresento uma reconstituição do modelo evangelista da igreja Assembleia de Deus no Brasil, fazendo o resgate histórico. No terceiro capítulo, abordo aspectos da conversão dos Baré, a religiosidade e o ritual de incorporação de novos membros. Por fim, no último capítulo, apresento alguns conflitos de interesse entre a comunidade e a autoridade pastoral. Nesse prisma, essa dissertação, ao levantar e articular novos dados etnográficos, procura contribuir para os debates da antropologia das religiões, especialmente, porque discute aspectos relativos ao contato intercultural entre povos indígenas e igrejas pentecostais a partir de um olhar antropológico do encontro entre a religiosidade Baré e a religiosidade da ADTAM enquanto um fenômeno social marcado por atritos. |