Dissertação

O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna

Este trabalho apresenta um estudo sobre abordagem e valorização de saberes tradicionais no espaço formal de educação do povo Ticuna, tendo como campo de pesquisa a comunidade Umariaçú I em Tabatinga-AM, situado à margem direita do Rio Solimões. A necessidade e emergência por visibilidade, difusão e...

ver descrição completa

Autor principal: Araujo, Junior Peres de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8542714516214673
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7919
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7919
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79192020-09-09T05:03:56Z O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna Indigenous know-how in school education - analysis in a Ticuna school Araujo, Junior Peres de Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/8542714516214673 http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Corrêa da Silva, Heloísa Helena http://lattes.cnpq.br/4664295271962137 Sousa, Sebastião Rocha de http://lattes.cnpq.br/2319536054035747 Etnoconhecimento Índios Ticuna Educação - Estudo e ensino Escolas indígenas Indígenas - Educação CIÊNCIAS HUMANAS Etnoconhecimento Currículo híbrido Prática pedagógica Integração Este trabalho apresenta um estudo sobre abordagem e valorização de saberes tradicionais no espaço formal de educação do povo Ticuna, tendo como campo de pesquisa a comunidade Umariaçú I em Tabatinga-AM, situado à margem direita do Rio Solimões. A necessidade e emergência por visibilidade, difusão e valorização dos saberes práticos indígenas foi a mola propulsora para a escolha desta temática, pois o aproximamento da reflexão acerca no espaço de construção do conhecimento institucional acadêmico às experiências de contato cultural cotidiano antes despercebidas, despertou o sentimento de descobrimento dos saberes e práticas tradicionais. Tendo em vista o histórico de exploração e contato com outras culturas, e ainda hoje com o fortalecimento de integração da comunidade à cidade, que influenciam o modo peculiar de vida dos moradores o estudo pretende verificar o espaço que as sabedorias e práticas tradicionais ocupam dentro do currículo escolar e na prática pedagógica, vez que há o direito constitucional a uma educação particularizada e reforçado na Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB 9.394/96, garante por meio de um currículo específico o uso da língua, costumes e conhecimentos. O entendimento sobre saberes tradicionais nesta pesquisa tem seu fundamento em estudos que intensificam o reconhecimento e aproximam este campo de conhecimento e elevam ao status cientifico por meio de estudos mais específicos, as etnociências. As contribuições de estudos sobre o etnoconhecimento foram essenciais para análise e reflexão da proposta curricular e das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas indígenas. Nos apropriamos dos procedimentos etnográficos, sendo o trabalho de campo com observação dos desempenhos em sala de aula de uma entidade da rede municipal de ensino e uso da caderneta, além da entrevista compreensiva, diálogos e questionário. Esta pesquisa constata que há, ainda, muitos impasses impeditivos da efetivação deste currículo específico. Entre estes: escassez de recursos didáticos, ausência de formação continuada para os professores, influência da cultura cidadina. Muito embora isto, simultaneamente, mostra a valorização da cultura indígena, atribuída pela comunidade educativa. Isto, na tentativa de fortalecer e revitalizar os saberes que residem na memória dos professores. Apesar de enfraquecido, os saberes tradicionais Ticuna da comunidade Umariaçú são conteúdos abordados no currículo e nas práticas, que se complementam com competências nacionais. E ainda garante a possibilidade de repensar a execução deste currículo diferenciado, onde os saberes tradicionais se fazem visíveis no modelo pedagógico que está sendo desenvolvido por meio também da relação entre a escola e a comunidade. The dissertation deals with field research with fins to identify if there is valorization of traditional sabers in the space of the school of education of the Ticuna people, of the Umariaçú community in the municipality of Tabatinga-AM, located on the right bank of the Solimões River. In view of the history of exploration, contact with other cultures and the process of community integration in the city, which influences the peculiar way of life of the residents, the study can detect in verifying whether the saber and the traditional practices of the group occupy space in the school curriculum and pedagogical practice, guaranteed, by law, in the Law of guidelines and bases of national education - LDB 9.394 / 96, through a specific curriculum for the use of language, customs and knowledge. As contributions of outstanding studies or ethno-knowledge were essential for the analysis and reflection of curricular proposals and pedagogical practices in the indigenous schools of Umariaçu I. A research is of a qualitative approach, with ethnographic procedures, being the field work with performance analysis in the classroom a school in the municipal school system; as notes of the presentations in locus, interviews, dialogues and questionnaire were in the field notebook and later transcribed for this dissertation. This research finds that there are still impasses that hinder the implementation of this specific curriculum. Among these: scarcity of teaching resources, absence of continuing education for teachers, influence of the citizen culture. Although there are obstacles, occurrences, simultaneous, it appears that there is an appreciation of indigenous culture by the educational community and there is an attempt to stimulate and revitalize the flavors that reside in the teachers' memory. Although weakened, the traditional Ticuna flavors of the Umariaçú I community, a research shown to be books published in the curriculum and in practices, which complement national competencies. Thus, it is necessary a possibility and a possibility of remuneration for the execution of this differentiated curriculum, since the traditional knowledge becomes visible in the pedagogical model that is being developed through the relationship between a school and a community. 2020-09-08T15:19:46Z 2020-07-22 Dissertação ARAUJO, Junior Peres de. O saber fazer indígena na educação escolarizada - análise em uma escola Ticuna. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga-AM, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7919 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Etnoconhecimento
Índios Ticuna
Educação - Estudo e ensino
Escolas indígenas
Indígenas - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
Etnoconhecimento
Currículo híbrido
Prática pedagógica
Integração
spellingShingle Etnoconhecimento
Índios Ticuna
Educação - Estudo e ensino
Escolas indígenas
Indígenas - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
Etnoconhecimento
Currículo híbrido
Prática pedagógica
Integração
Araujo, Junior Peres de
O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
topic_facet Etnoconhecimento
Índios Ticuna
Educação - Estudo e ensino
Escolas indígenas
Indígenas - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
Etnoconhecimento
Currículo híbrido
Prática pedagógica
Integração
description Este trabalho apresenta um estudo sobre abordagem e valorização de saberes tradicionais no espaço formal de educação do povo Ticuna, tendo como campo de pesquisa a comunidade Umariaçú I em Tabatinga-AM, situado à margem direita do Rio Solimões. A necessidade e emergência por visibilidade, difusão e valorização dos saberes práticos indígenas foi a mola propulsora para a escolha desta temática, pois o aproximamento da reflexão acerca no espaço de construção do conhecimento institucional acadêmico às experiências de contato cultural cotidiano antes despercebidas, despertou o sentimento de descobrimento dos saberes e práticas tradicionais. Tendo em vista o histórico de exploração e contato com outras culturas, e ainda hoje com o fortalecimento de integração da comunidade à cidade, que influenciam o modo peculiar de vida dos moradores o estudo pretende verificar o espaço que as sabedorias e práticas tradicionais ocupam dentro do currículo escolar e na prática pedagógica, vez que há o direito constitucional a uma educação particularizada e reforçado na Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB 9.394/96, garante por meio de um currículo específico o uso da língua, costumes e conhecimentos. O entendimento sobre saberes tradicionais nesta pesquisa tem seu fundamento em estudos que intensificam o reconhecimento e aproximam este campo de conhecimento e elevam ao status cientifico por meio de estudos mais específicos, as etnociências. As contribuições de estudos sobre o etnoconhecimento foram essenciais para análise e reflexão da proposta curricular e das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas indígenas. Nos apropriamos dos procedimentos etnográficos, sendo o trabalho de campo com observação dos desempenhos em sala de aula de uma entidade da rede municipal de ensino e uso da caderneta, além da entrevista compreensiva, diálogos e questionário. Esta pesquisa constata que há, ainda, muitos impasses impeditivos da efetivação deste currículo específico. Entre estes: escassez de recursos didáticos, ausência de formação continuada para os professores, influência da cultura cidadina. Muito embora isto, simultaneamente, mostra a valorização da cultura indígena, atribuída pela comunidade educativa. Isto, na tentativa de fortalecer e revitalizar os saberes que residem na memória dos professores. Apesar de enfraquecido, os saberes tradicionais Ticuna da comunidade Umariaçú são conteúdos abordados no currículo e nas práticas, que se complementam com competências nacionais. E ainda garante a possibilidade de repensar a execução deste currículo diferenciado, onde os saberes tradicionais se fazem visíveis no modelo pedagógico que está sendo desenvolvido por meio também da relação entre a escola e a comunidade.
author_additional Matos, Gláucio Campos Gomes de
author_additionalStr Matos, Gláucio Campos Gomes de
format Dissertação
author Araujo, Junior Peres de
author2 http://lattes.cnpq.br/8542714516214673
author2Str http://lattes.cnpq.br/8542714516214673
title O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
title_short O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
title_full O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
title_fullStr O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
title_full_unstemmed O saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticuna
title_sort o saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola ticuna
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7919
_version_ 1831969899594907648
score 11.753735