Dissertação

Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise

O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa f...

ver descrição completa

Autor principal: Pires, Julyanne do Carmo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7941
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-79412020-09-28T05:03:55Z Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise Pires, Julyanne do Carmo Costa, Heron Salazar http://lattes.cnpq.br/4072131157674181 http://lattes.cnpq.br/9498793839739367 Barba, Clarides Henrich de http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 Monteiro, Gilson Vieira http://lattes.cnpq.br/9075952334039287 Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologia educacional Ciências Naturais - Estudo e ensino Didática (Ensino fundamental) Humaitá (AM) - Educação CIÊNCIAS HUMANAS TICs Ensino-Aprendizagem Ciências Naturais Recursos didáticos O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas. The use of technological resources has gained significant attention in the school context, due to the process of massification of electronic equipment in people’s daily lives and the incorporation, almost imposing, over the last few years, also in the teaching-learning process. The research was carried out with the objective of understanding the use of ICTs for learning the curricular component of Natural Sciences in state schools in the urban area of the city of Humaitá-Amazonas. To this end, two procedural researches were carried out with a qualitative approach, namely: and, a field survey, where teachers of Natural Sciences and students of the 9º grade of elementary school were invited to answer an online questionnaire. Through documentary analysis, the limited presence of ICTs was understood, namely, as a material resource to administrative and pedagogical activities, and without representation of use for the teaching-learning process of curricular components. The analysis of the perception of the teachers of Natural Sciences revealed the recognition of ICTs, however, through the analysis of the teachers’ posture, it was noticed the uncertainty of the inclusion of ICTs in the teaching-learning process in the classroom, due to the execution of laws prohibitive. It is concluded that ICTs are present in the school context, but are not used by many teachers, nor by the majority of students for the learning of Natural Sciences due to paradigms established at school by past legislation. FAPEAM - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas 2020-09-27T17:38:23Z 2020-08-19 Dissertação PIRES, Julyanne do Carmo. Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
spellingShingle Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
Pires, Julyanne do Carmo
Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
topic_facet Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologia educacional
Ciências Naturais - Estudo e ensino
Didática (Ensino fundamental)
Humaitá (AM) - Educação
CIÊNCIAS HUMANAS
TICs
Ensino-Aprendizagem
Ciências Naturais
Recursos didáticos
description O uso dos recursos tecnológicos ganhou significativa atenção no contexto escolar, devido ao processo de massificação dos equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano das pessoas e da incorporação, quase que impositiva, ao longo dos últimos anos, também no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o uso das TICs para a aprendizagem do componente curricular de Ciências Naturais nas escolas estaduais da zona urbana da cidade de Humaitá-Amazonas. Para tanto, realizou-se duas pesquisas procedimentais com abordagem qualitativa, a saber: uma pesquisa documental, onde se pode obter e analisar cinco Projetos Político Pedagógico; e, uma pesquisa de campo, onde os professores de Ciências Naturais e os estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a responderem um questionário online. Por meio da análise documental, compreendeu-se a presença limitada das TICs, a saber, como recurso material de auxílio para as atividades administrativas e pedagógicas, e sem representação de uso para processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares. A análise da percepção dos professores de Ciências Naturais revelou o reconhecimento das TICs, porém por meio da análise da postura dos docentes, percebeu-se a incerteza da inclusão das TICs no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, devido à execução de legislações proibitivas. Conclui-se que as TICs estão presentes no contexto escolar, mas não são usadas por muitos professores, nem pela maioria dos estudantes para a aprendizagem das Ciências Naturais devido a paradigmas estabelecidos na escola por legislações passadas.
author_additional Costa, Heron Salazar
author_additionalStr Costa, Heron Salazar
format Dissertação
author Pires, Julyanne do Carmo
author2 http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
author2Str http://lattes.cnpq.br/4072131157674181
title Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_short Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_full Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_fullStr Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_full_unstemmed Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar do ensino de Ciências Naturais na zona urbana de Humaitá-AM: caracterização e análise
title_sort tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar do ensino de ciências naturais na zona urbana de humaitá-am: caracterização e análise
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7941
_version_ 1831969903063597056
score 11.753735