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Dissertação
Análise econômica da produção de misturas asfálticas com cinza de termelétrica, biochar e bio-óleo
A substituição dos materiais convencionais utilizados em misturas asfálticas a quente, por outros de boa técnica, menor custo e impacto ambiental, tem motivado nas últimas décadas pesquisas nessa área do conhecimento. Nesse contexto, destacam-se as cinzas provenientes da geração de energia em usi...
Autor principal: | Pereira, Igor Nonato Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2408255148182626 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7980 |
Resumo: |
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A substituição dos materiais convencionais utilizados em misturas asfálticas a quente, por
outros de boa técnica, menor custo e impacto ambiental, tem motivado nas últimas décadas
pesquisas nessa área do conhecimento. Nesse contexto, destacam-se as cinzas provenientes da
geração de energia em usinas termelétricas e resíduos industriais, exemplo as Placas de Circuito
Impresso (PCI), que ao serem submetidas a decomposição térmica, no processo de pirólise com
ausência de oxigênio, produzem o biochar e o bio-óleo. No trabalho em questão comparou-se o
custo da produção do concreto asfáltico tradicional (referência) relativo a composições
asfálticas contendo os citados materiais alternativos. Examinou-se também a implantação de
uma planta de pirólise em três cenários. No primeiro caso, considerou-se a produção de 100
t/mês de bióleo para atender a total demanda de uma usina de asfalto. Em segundo contexto,
verificou-se para uma capacidade de 500 t/mês, a segmentação de 20% destinados ao consumo
interno da empresa fabricante da mistura asfáltica e 80% disponíveis para comercialização. Na
terceira possibilidade averiguou-se a produção total de 500 t/mês para venda. Tais investigações
baseou-se no cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do
Período de Recuperação do Capital Simples (Payback). Os resultados mostraram que, a maior
economia ocorreu quando se substituiu parcialmente, em torno de 10%, o CAP tradicional pelo
bio-óleo. Ressalta-se ainda que, o primeiro cenário apresentou os menores riscos de
investimento, tendo registrado a TIR igual a 143% e o Payback da ordem de 182 dias, enquanto
constatou-se o segundo cenário como o de maior rentabilidade, com valor em torno de R$ 24,6
milhões. Portanto, conclui-se ter viabilidade econômica a utilização de cinza de termelétrica,
bio-óleo e biochar em misturas asfálticas |