Tese

Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização

A tese intitulada “Memórias de Outsiders na figuração da hanseníase: Do isolamento compulsório às experiências de escolarização” teve como objetivo central compreender as figurações envolvendo a hanseníase e decorrentes da institucionalização da política de Isolamento compulsório no Amazonas (1931-1...

ver descrição completa

Autor principal: Gomes, Salatiel da Rocha
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4733917438143300, https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8057
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8057
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80572020-12-19T05:03:52Z Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização Gomes, Salatiel da Rocha Matos, Gláucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/4733917438143300 http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Aguiar, José Vicente de Souza http://lattes.cnpq.br/9130080603912569 Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 https://orcid.org/0000-0001-8877-2969 Hanseníase História Oral Estigmatização Isolamento compulsório Colônia Antônio Aleixo CIÊNCIAS HUMANAS Amazonas Colônia Antônio Aleixo Hanseníase Isolamento Outsiders A tese intitulada “Memórias de Outsiders na figuração da hanseníase: Do isolamento compulsório às experiências de escolarização” teve como objetivo central compreender as figurações envolvendo a hanseníase e decorrentes da institucionalização da política de Isolamento compulsório no Amazonas (1931-1978), no cotidiano e no processo de escolarização das pessoas atingidas pela Hanseníase. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, por meios das técnicas de História Oral, Análise documental e Observação, com a participação de trinta e dois interlocutores. Norbert Elias sustenta as principais análises desta tese, tornando-se o referencial teórico-metodológico central, dialogando com outros autores, tais como Ludwick Fleck, Ecléa Bosi e Michel Foucault, além de pesquisadores da história social da doença. Os resultados mostram que a institucionalização do isolamento compulsório no Amazonas aconteceu em vários momentos, em pequenos lazaretos, em leprosários e em hospital – Colônia, inicialmente com o intuito de garantir um Estado forte, moderno e produtivo. Revelam momentos de negligência administrativa do Estado, exclusão social, preconceito e estigma, como também histórias de resiliência e reinvenção das experiências. Constatou-se a tese que o isolamento trouxe reverberações na vida dos ex-internos, no entanto, as relações entre os indivíduos e a dinâmica das redes de interdependência geraram significados particulares, únicos e coletivos. Por meio da análise processual, percebeu-se que, em nível transgeracional, os impactos foram menores, por conta dos mecanismos adotados pelo Estado e pela incorporação de valores e ações educativas no habitus, os quais, pelas experiências de escolarização e pelas ações de uma rede de interdependência estruturada, proporcionaram mudanças e perspectivas, apresentadas nas narrativas dos filhos e no processo de tornar-se professor dos ex-internos que viram na educação um meio de superação e um encontro ao sentido da vida. Considera-se a fecundidade de uma análise do processo em curso e não pontual, o que permitiu concluir que crescer dentro de um grupo estigmatizado não é determinante. The thesis entitled “Memories of Outsiders in the figuration of leprosy: From compulsory isolation to schooling experiences” had as central objective to understand the figurations involving leprosy and resulting from the institutionalization of the policy of compulsory isolation in Amazonas (1931-1978), in everyday life and in the schooling process of people affected by Hansen's disease. The investigation used the qualitative approach, through the techniques of Oral History, Documentary Analysis and Observation, with the participation of thirty-two interlocutors. Norbert Elias supports the main analyzes of this thesis, becoming the central theoretical-methodological framework, dialoguing with other authors, such as Ludwick Fleck, Ecléa Bosi and Michel Foucault, in addition to researchers in the social history of the disease. The results show that the institutionalization of compulsory isolation in Amazonas happened at various times, in small lazaretos, in leprosariums and in a hospital - Colony, initially with the intention of guaranteeing a strong, modern and productive State. They reveal moments of administrative neglect by the State, social exclusion, prejudice and stigma, as well as stories of resilience and reinvention of experiences. It was found that the isolation brought reverberations in the lives of ex-inmates, however, the relationships between individuals and the dynamics of interdependence networks generated particular, unique and collective meanings. Through the procedural analysis, it was noticed that, at a transgenerational level, the impacts were smaller, due to the mechanisms adopted by the State and the incorporation of educational values and actions in the habitus, which, through the experiences of schooling and the actions of a structured interdependence network, provided changes and perspectives, presented in the children's narratives and in the process of becoming a teacher of former inmates who saw education as a means of overcoming and an encounter with the meaning of life. The fertility of an analysis of the ongoing and non-punctual process is considered, which allowed us to conclude that growing up within a stigmatized group is not decisive. 2020-12-18T14:34:36Z 2020-08-27 Tese GOMES, Salatiel da Rocha. Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8057 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Hanseníase
História Oral
Estigmatização
Isolamento compulsório
Colônia Antônio Aleixo
CIÊNCIAS HUMANAS
Amazonas
Colônia Antônio Aleixo
Hanseníase
Isolamento
Outsiders
spellingShingle Hanseníase
História Oral
Estigmatização
Isolamento compulsório
Colônia Antônio Aleixo
CIÊNCIAS HUMANAS
Amazonas
Colônia Antônio Aleixo
Hanseníase
Isolamento
Outsiders
Gomes, Salatiel da Rocha
Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
topic_facet Hanseníase
História Oral
Estigmatização
Isolamento compulsório
Colônia Antônio Aleixo
CIÊNCIAS HUMANAS
Amazonas
Colônia Antônio Aleixo
Hanseníase
Isolamento
Outsiders
description A tese intitulada “Memórias de Outsiders na figuração da hanseníase: Do isolamento compulsório às experiências de escolarização” teve como objetivo central compreender as figurações envolvendo a hanseníase e decorrentes da institucionalização da política de Isolamento compulsório no Amazonas (1931-1978), no cotidiano e no processo de escolarização das pessoas atingidas pela Hanseníase. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, por meios das técnicas de História Oral, Análise documental e Observação, com a participação de trinta e dois interlocutores. Norbert Elias sustenta as principais análises desta tese, tornando-se o referencial teórico-metodológico central, dialogando com outros autores, tais como Ludwick Fleck, Ecléa Bosi e Michel Foucault, além de pesquisadores da história social da doença. Os resultados mostram que a institucionalização do isolamento compulsório no Amazonas aconteceu em vários momentos, em pequenos lazaretos, em leprosários e em hospital – Colônia, inicialmente com o intuito de garantir um Estado forte, moderno e produtivo. Revelam momentos de negligência administrativa do Estado, exclusão social, preconceito e estigma, como também histórias de resiliência e reinvenção das experiências. Constatou-se a tese que o isolamento trouxe reverberações na vida dos ex-internos, no entanto, as relações entre os indivíduos e a dinâmica das redes de interdependência geraram significados particulares, únicos e coletivos. Por meio da análise processual, percebeu-se que, em nível transgeracional, os impactos foram menores, por conta dos mecanismos adotados pelo Estado e pela incorporação de valores e ações educativas no habitus, os quais, pelas experiências de escolarização e pelas ações de uma rede de interdependência estruturada, proporcionaram mudanças e perspectivas, apresentadas nas narrativas dos filhos e no processo de tornar-se professor dos ex-internos que viram na educação um meio de superação e um encontro ao sentido da vida. Considera-se a fecundidade de uma análise do processo em curso e não pontual, o que permitiu concluir que crescer dentro de um grupo estigmatizado não é determinante.
author_additional Matos, Gláucio Campos Gomes de
author_additionalStr Matos, Gláucio Campos Gomes de
format Tese
author Gomes, Salatiel da Rocha
author2 http://lattes.cnpq.br/4733917438143300
https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
author2Str http://lattes.cnpq.br/4733917438143300
https://orcid.org/0000-0001-8877-2969
title Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
title_short Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
title_full Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
title_fullStr Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
title_full_unstemmed Memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
title_sort memórias de outsiders na figuração da hanseníase: do isolamento compulsório às experiências de escolarização
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2020
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8057
_version_ 1831969921030946816
score 11.753735