Dissertação

O ENADE constrói pontes ou edifica muros? Uma leitura da formação profissional em Serviço Social no Amazonas

A formação profissional em Serviço Social tem objetivo de proporcionar a construção de perfis profissionais alinhados com o projeto profissional que se direciona, de modo geral, à compreensão e intervenção crítica diante das expressões da questão social da sociedade capitalista, portanto, é necessár...

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Autor principal: Costa, Tereza Raquel Negreiros do Nascimento
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8130378775526282, https://orcid.org/0000-0002-3295-4672
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8065
Resumo:
A formação profissional em Serviço Social tem objetivo de proporcionar a construção de perfis profissionais alinhados com o projeto profissional que se direciona, de modo geral, à compreensão e intervenção crítica diante das expressões da questão social da sociedade capitalista, portanto, é necessária avaliação da formação e observação dos meios adotados para sua avaliação a fim de que seja observada se há coerência e real contribuição ao processo formativo. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar a avaliação da formação profissional em Serviço Social por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com ênfase à apreciação dada aos cursos existentes no Estado do Amazonas nas várias edições deste instrumento avaliativo, com o intuito de contribuir para o aprimoramento do processo avaliativo. Para isto, os objetivos específicos foram problematizar a adoção do ENADE como meio de avaliação da formação em Serviço Social; avaliar os conteúdos das provas do ENADE com base nos núcleos de fundamentação da formação profissional em Serviço Social; e identificar a avaliação dada à formação profissional em Serviço Social no Amazonas a partir da ótica do ENADE. Foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica e documental, sob abordagem do enfoque misto (que engloba tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos do objeto), de natureza explicativa, sob direcionamento do método crítico-dialético. Os materiais primordiais à análise foram as provas do ENADE, as legislações que regulamentam o exame e as diretrizes curriculares da formação em Serviço Social, como também os relatórios de área e de cada instituição que oferece o curso de Serviço Social do Amazonas, possibilitando que, por meio destes últimos documentos, visualizássemos o domínio dos estudantes sobre os conteúdos da formação a partir dos acertos e erros nas provas, e o conhecimento do perfil dos estudantes participantes do exame. Para captação dos dados a partir documentos, foram adotadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo que possibilitaram o conhecimento da estrutura e organização deles, bem como das intencionalidades entranhadas. Diante disto, foi identificado que o ENADE é insuficiente para avaliar a formação profissional, aqui em questão a formação em Serviço Social, representando reducionismo ao ser conduzido sem articulação com as demais propostas trazidas pelo SINAES (avaliação interna e externa, com visita in loco, alcançando discentes, docentes e técnicos-administrativos, dentre outras), mas, por outro lado, no que tange à sua função de exame de desempenho, possibilita aproximação sobre os conhecimentos obtidos pelos discentes durante a graduação.