Dissertação

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução

A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta form...

ver descrição completa

Autor principal: Gomes, Duliane da Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4889852166518861
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8070
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80702021-01-07T05:04:43Z Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) for Teaching Redox Learning Gomes, Duliane da Costa Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/4889852166518861 http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Nicot, Yuri Expósito http://lattes.cnpq.br/8007807447496552 Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira http://lattes.cnpq.br/7282200898786302 Química - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s) Aprendizagem Significativa A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração. Chemistry has been going through several challenges related to its teaching-learning process, among the obstacles, we highlight the lack of association of scientific concepts with everyday themes and strategies aimed at memorization, which do not faciltate the assimilation of chemical contents. Thus, the purpose of this research was as of on a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) aided by Information and Communication Technologies (ICTs), a teaching sequence that allows the use of several strategies, verify which concepts of oxirreduction have the significant learning facilitated. The research was based on the qualitative approach, guided by the participant research. The data were collected through questionnaires, narratives, activities pages and conversation circles at a Regular Public High School located in the city of Manaus, with the participation of 17 volunteers from the 2nd year and the results evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify evidence of significant learning, for the concepts of oxidation and reduction, oxidation reactions and reactivities with metals, and even that the use of ICTs, mainly the simulator, stimulated participation and collaborative activities. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-01-06T18:37:10Z 2020-06-23 Dissertação GOMES, Duliane da Costa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Aprendizagem de Oxirredução. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Química - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Ensino de Química
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)
Aprendizagem Significativa
spellingShingle Química - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Ensino de Química
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)
Aprendizagem Significativa
Gomes, Duliane da Costa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
topic_facet Química - Estudo e ensino
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA
Ensino de Química
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s)
Aprendizagem Significativa
description A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração.
author_additional Souza, Katiuscia dos Santos de
author_additionalStr Souza, Katiuscia dos Santos de
format Dissertação
author Gomes, Duliane da Costa
author2 http://lattes.cnpq.br/4889852166518861
author2Str http://lattes.cnpq.br/4889852166518861
title Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
title_short Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
title_full Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
title_fullStr Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
title_full_unstemmed Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
title_sort unidade de ensino potencialmente significativa (ueps) para o ensino aprendizagem de oxirredução
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070
_version_ 1831969923318939648
score 11.753735