/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução
A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta form...
Autor principal: | Gomes, Duliane da Costa |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4889852166518861 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8070 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80702021-01-07T05:04:43Z Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) for Teaching Redox Learning Gomes, Duliane da Costa Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/4889852166518861 http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Nicot, Yuri Expósito http://lattes.cnpq.br/8007807447496552 Pessoa Junior, Erasmo Sergio Ferreira http://lattes.cnpq.br/7282200898786302 Química - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s) Aprendizagem Significativa A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração. Chemistry has been going through several challenges related to its teaching-learning process, among the obstacles, we highlight the lack of association of scientific concepts with everyday themes and strategies aimed at memorization, which do not faciltate the assimilation of chemical contents. Thus, the purpose of this research was as of on a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU) aided by Information and Communication Technologies (ICTs), a teaching sequence that allows the use of several strategies, verify which concepts of oxirreduction have the significant learning facilitated. The research was based on the qualitative approach, guided by the participant research. The data were collected through questionnaires, narratives, activities pages and conversation circles at a Regular Public High School located in the city of Manaus, with the participation of 17 volunteers from the 2nd year and the results evaluated by content analysis. In the results, it was possible to identify evidence of significant learning, for the concepts of oxidation and reduction, oxidation reactions and reactivities with metals, and even that the use of ICTs, mainly the simulator, stimulated participation and collaborative activities. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-01-06T18:37:10Z 2020-06-23 Dissertação GOMES, Duliane da Costa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino Aprendizagem de Oxirredução. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Química - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s) Aprendizagem Significativa |
spellingShingle |
Química - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s) Aprendizagem Significativa Gomes, Duliane da Costa Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
topic_facet |
Química - Estudo e ensino CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Tecnologias de Infomação e Comunicação (TIC’s) Aprendizagem Significativa |
description |
A Química vem passando por diversos desafios relacionados ao seu processo de ensino-aprendizagem, entre os entraves, destacam-se a falta de associação dos conceitos científicos com temas cotidianos e estratégias que visam a memorização, que dificultam a assimilação dos conteúdos químicos. Desta forma, a proposta esta pesquisa foi a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) auxiliada pelas tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), uma sequência de ensino que possibilita o uso de diversas estratégias, verificar que conceitos de oxirredução tem a aprendizagem significativa facilitada. A pesquisa
pautou-se na abordagem qualitativa, norteada pela pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, narrativas, folhas de atividades e rodas de conversa em uma Escola Pública Regular do Ensino Médio localizada na cidade de Manaus, com a participação de 17 voluntários do 2º ano e os resultados avaliados por análise de conteúdo. Nos resultados foi possível identificar evidências de aprendizagem significativa, para os conceitos de oxidação e redução, reações de oxirredução e reatividades com metais, e ainda que o uso das TIC`s, principalmente o simulador, estimularam a participação e as atividades em colaboração. |
author_additional |
Souza, Katiuscia dos Santos de |
author_additionalStr |
Souza, Katiuscia dos Santos de |
format |
Dissertação |
author |
Gomes, Duliane da Costa |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4889852166518861 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4889852166518861 |
title |
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
title_short |
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
title_full |
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
title_fullStr |
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
title_full_unstemmed |
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
title_sort |
unidade de ensino potencialmente significativa (ueps) para o ensino aprendizagem de oxirredução |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8070 |
_version_ |
1831969923318939648 |
score |
11.753735 |