/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM
O “Furo do Paracuúba”, localiza-se no município de Iranduba, distante cerca de 28 Km do Porto de Manaus, sendo um importante meio de ligação entre o rio Solimões e o rio Negro e de encurtamento de distancias, ao servir de rota para as embarcações regionais e expressos (a jato), principalmente durant...
Autor principal: | Cascaes, Sandréia Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5098680422916037 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8078 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8078 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80782021-01-15T05:03:35Z Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM Cascaes, Sandréia Araújo Vieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarães http://lattes.cnpq.br/5098680422916037 http://lattes.cnpq.br/4286134740344158 Lima , Maria do Socorro Bezerra de http://lattes.cnpq.br/7242069369733236 Carvalho, José Alberto Lima de http://lattes.cnpq.br/8994136709611370 Aspectos hidrodinâmicos Aspectos sedimentológicos Verificação granulométrica Aspectos atrópicos Levantamento batimétrico CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Furo Geomorfologia Fluvial Erosão fluvial Movimento de massa O “Furo do Paracuúba”, localiza-se no município de Iranduba, distante cerca de 28 Km do Porto de Manaus, sendo um importante meio de ligação entre o rio Solimões e o rio Negro e de encurtamento de distancias, ao servir de rota para as embarcações regionais e expressos (a jato), principalmente durante a enchente. Em face às variadas formas de relações entre a ação humana e o meio natural, o trabalho apresentado tem como objetivo principal analisar a dinâmica fluvial do canal e os processos correlatos, buscando explicar seus principais aspectos hidrodinâmicos, sedimentológicos, geomorfológicos e antrópicos. Para isso, adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: medição da largura; comprimento; índice de sinuosidade; área e mapeamento do uso e cobertura da terra a partir de imagens de satélites da série multitemporal (2006, 2008, 2010, 2016 e 2018), levantamentos batimétricos; testes de velocidade da corrente e coletas de amostras de água; estimativas médias de vazão; concentração de sólidos totais suspensos; descarga sólida; estimativas de transparência e pH da água. Esses dados foram obtidos a partir de três seções transversais (entrada, meio e saída), e são representativos de três períodos do regime hidrológico (início da vazante, extremo da vazante em 2018 e cheia em 2019), além da aplicação de questionários aos donos e/ou proprietários de embarcações que navegam pelo canal; contagens diárias do fluxo de embarcações; verificação da granulometria; densidade real e aparente e porosidade total das amostras de solo coletadas nas margens do canal; testes de resistência à penetração e de infiltração no solo; monitoramento de dois piezômetros instalados nas margens; mapeamento das áreas de erosão e deposição com o uso das imagens de satélites e de cicatrizes de movimento de massa utilizando o VANT-LATOSSOLO e aplicação de questionários aos moradores das comunidades abrangidas pelo furo. Os resultados do estudo permitiram concluir que as constantes ações operadas no canal tanto de ordem natural como humana têm implicado em novos ajustes de sua morfometria, principalmente com o aumento largura e desproporcionais mudanças em seus processos geomórficos, onde a erosão e/ou movimentos de massa (com extensas cicatrizes do tipo escorregamentos rotacionais) ocorrem intensivamente no canal, na sua porção de entrada e meio, em detrimento a deposição na sua parte final, afetando o modo de vida dos moradores e a navegação fluvial. Palavras - chaves: furo; Geomorfologia Fluvial; erosão fluvial, movimento de massa The “Furo do Paracuúba” is located in the city of Iranduba, about 28 km far from the Manaus’ Port, as an important connection between the Solimões River and the Negro River and shortening distances, by serving as a route for regional and express vessels (jet), mainly during the flood. Due to the many forms of interactions between human action and the natural environment, the work presented has the main objective of analyzing the fluvial dynamics of the channel and related processes, seeking to explain its main hydrodynamic, sedimentological, geomorphological and anthropic aspects. For this, the following methodological procedures were adopted: width measurement; length; sinuosity index; area and mapping of land use and coverage from satellite images of the multitemporal series (2006, 2008, 2010, 2016 and 2018), bathymetric surveys; chain speed tests and water sample collections; average flow estimates; concentration of suspended total solids; solid discharge; water transparency and pH estimates. These data were obtained from three cross sections (entrance, middle and exit), and are representative of three periods of the hydrological regime (ebb start, ebb end in 2018 and flood in 2019), application of questionnaires to owners and / or vessels owners that navigate the channel; daily vessel flow counts; check of the granulometry; real and apparent density and total porosity of soil samples collected on the banks of the channel; tests of resistance to penetration and infiltration in the soil; monitoring of two piezometers installed on the banks; mapping of erosion and deposition areas using satellite images and mass wasting scars using the UAV-LATOSSOLO and application of questionnaires to the residents of the communities covered by the channel. The results of the study made it possible to conclude that the constant actions operated in the channel, both natural and human, have implied new adjustments of its morphometry, mainly with the increase in width and disproportionate changes in its geomorphic processes, where erosion and / or mass wasting (with extensive scars of the slide rotacional types) occurs intensively in the channel, in its entrance and middle portion, to the detriment of deposition in its final part, affecting the way of life of residents and river navigation. Keywords: channel; Fluvial Geomorphology; river erosion, mass wasting CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2021-01-14T15:28:31Z 2020-12-15 Dissertação CASCAES, Sandréia Araújo. Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM. 2020. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8078 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Aspectos hidrodinâmicos Aspectos sedimentológicos Verificação granulométrica Aspectos atrópicos Levantamento batimétrico CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Furo Geomorfologia Fluvial Erosão fluvial Movimento de massa |
spellingShingle |
Aspectos hidrodinâmicos Aspectos sedimentológicos Verificação granulométrica Aspectos atrópicos Levantamento batimétrico CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Furo Geomorfologia Fluvial Erosão fluvial Movimento de massa Cascaes, Sandréia Araújo Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
topic_facet |
Aspectos hidrodinâmicos Aspectos sedimentológicos Verificação granulométrica Aspectos atrópicos Levantamento batimétrico CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Furo Geomorfologia Fluvial Erosão fluvial Movimento de massa |
description |
O “Furo do Paracuúba”, localiza-se no município de Iranduba, distante cerca de 28 Km do Porto de Manaus, sendo um importante meio de ligação entre o rio Solimões e o rio Negro e de encurtamento de distancias, ao servir de rota para as embarcações regionais e expressos (a jato), principalmente durante a enchente. Em face às variadas formas de relações entre a ação humana e o meio natural, o trabalho apresentado tem como objetivo principal analisar a dinâmica fluvial do canal e os processos correlatos, buscando explicar seus principais aspectos hidrodinâmicos, sedimentológicos, geomorfológicos e antrópicos. Para isso, adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: medição da largura; comprimento; índice de sinuosidade; área e mapeamento do uso e cobertura da terra a partir de imagens de satélites da série multitemporal (2006, 2008, 2010, 2016 e 2018), levantamentos batimétricos; testes de velocidade da corrente e coletas de amostras de água; estimativas médias de vazão; concentração de sólidos totais suspensos; descarga sólida; estimativas de transparência e pH da água. Esses dados foram obtidos a partir de três seções transversais (entrada, meio e saída), e são representativos de três períodos do regime hidrológico (início da vazante, extremo da vazante em 2018 e cheia em 2019), além da aplicação de questionários aos donos e/ou proprietários de embarcações que navegam pelo canal; contagens diárias do fluxo de embarcações; verificação da granulometria; densidade real e aparente e porosidade total das amostras de solo coletadas nas margens do canal; testes de resistência à penetração e de infiltração no solo; monitoramento de dois piezômetros instalados nas margens; mapeamento das áreas de erosão e deposição com o uso das imagens de satélites e de cicatrizes de movimento de massa utilizando o VANT-LATOSSOLO e aplicação de questionários aos moradores das comunidades abrangidas pelo furo. Os resultados do estudo permitiram concluir que as constantes ações operadas no canal tanto de ordem natural como humana têm implicado em novos ajustes de sua morfometria, principalmente com o aumento largura e desproporcionais mudanças em seus processos geomórficos, onde a erosão e/ou movimentos de massa (com extensas cicatrizes do tipo escorregamentos rotacionais) ocorrem intensivamente no canal, na sua porção de entrada e meio, em detrimento a deposição na sua parte final, afetando o modo de vida dos moradores e a navegação fluvial.
Palavras - chaves: furo; Geomorfologia Fluvial; erosão fluvial, movimento de massa |
author_additional |
Vieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarães |
author_additionalStr |
Vieira, Antonio Fábio Sabbá Guimarães |
format |
Dissertação |
author |
Cascaes, Sandréia Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5098680422916037 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5098680422916037 |
title |
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
title_short |
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
title_full |
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
title_fullStr |
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
title_full_unstemmed |
Dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no Furo do Paracuúba, Iranduba/AM |
title_sort |
dinâmica fluvial e aspectos antrópicos no furo do paracuúba, iranduba/am |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2021 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8078 |
_version_ |
1831969924646436864 |
score |
11.753896 |