Dissertação

Mistura asfáltica com resíduos de PEAD

Em conformidade com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) (2019), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com cerca de 11,3 milhões de toneladas, posição inferior relativo aos Estados Unidos, China e Índia. Desse montante, coletaram-se mais de 10,3 milhões de toneladas (91%), e...

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Autor principal: Vasconcelos, Leandra Libório Costa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5722056586087751
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8083
Resumo:
Em conformidade com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) (2019), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com cerca de 11,3 milhões de toneladas, posição inferior relativo aos Estados Unidos, China e Índia. Desse montante, coletaram-se mais de 10,3 milhões de toneladas (91%), e somente 145 mil toneladas (1,28%) foram efetivamente recicladas, ficando bem abaixo da média global de 9% concernente a reciclagem plástica. Em outra vertente, tem-se os dados provenientes do Anuário Estatístico Consolidado da Confederação Nacional de Transporte (CNT), em 2019, que classificou 1.046 km de rodovias pavimentadas no Estado do Amazonas, em regular (65,59%), ruim (7,55%) e péssimo (26,86%). Tal resultado aliado à preservação ambiental motivam o emprego de resíduos na construção de pavimentos asfálticos, objeto do presente trabalho. Nesse contexto, avaliou-se o comportamento mecânico de misturas asfálticas alternativas com resíduo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), nos teores de 1% e 2%, em substituição ao agregado miúdo, pó de pedra. Tal material originou-se do descarte pós-consumo de tubos de PEAD,procedentes da instalação de ramais prediais na cidade de Manaus. A mistura asfáltica referência, do tipo Concreto Asfáltico (CA), seguiu uma das dosagens aplicadas em serviços de pavimentação da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Determinou-se o comportamento mecânico desses compósitos de acordo com os ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral (RT) e Módulo de Resiliência (MR), submetidos às temperaturas de 25°C e 40°C. Os resultados evidenciaram que os valores da relação MR/RT para as formulações com resíduos poliméricos, respeitante à mistura referência, mostraram-se inferiores à temperatura de 25°C, e discretamente superiores na temperatura igual a 40°C. Porém, destaca-se que no comparativo do conjunto dos resultados concernente à citada razão, as composições alternativas assinalaram menores valores, em altas temperaturas, alusivo a temperatura de 25°C. Consequentemente, melhor comportamento quanto à elasticidade e à resistência à tração em temperaturas similares a regional. Pelo exposto, pode-se concluir que o emprego de resíduos de PEAD, como agregado miúdo,revelaram satisfatórios resultados, consoante aos aspectos técnicos e ambientais para serviços de pavimentação.