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Dissertação
A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo
Esta dissertação, que é resultado de estudos no curso de Mestrado em Educação, teve como título: A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo. Os objetivos da pesquisa foram: Geral – Analisar a polític...
Autor principal: | Pinheiro, Ivanilde de Lima |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1722973104327811, https://orcid.org/0000-0003-1391-2159 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8135 |
Resumo: |
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Esta dissertação, que é resultado de estudos no curso de Mestrado em Educação, teve como
título: A política de formação continuada de professores/as: um olhar no Programa MedioTec
SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo. Os objetivos da pesquisa
foram: Geral – Analisar a política de formação continuada de professores/as: um olhar no
Programa MedioTec SEDUC-AM/CETAM no curso de Agroecologia/Educação do Campo,
operacionalizado por meio de três objetivos específicos: 1) Estudar a sustentação teórica das
categorias: Formação continuada de professores, Ensino Médio Técnico Concomitante e
Educação do Campo/Agroecologia; 2) Examinar as bases legais da formação continuada de
professores/as no Programa MedioTec e 3) Identificar os desafios amazônicos enfrentados na
implementação do curso de Agroecologia do Programa MedioTec e sua relação com a Educação
do Campo. A metodologia da pesquisa deu-se no primeiro momento com a pesquisa
bibliográfica; o segundo com a pesquisa documental; e depois com a pesquisa de campo,
especialmente no CETAM, no setor que trata do Programa, na SEDUC e na escola do município
de Iranduba. A análise dos dados apoiou-se no método dialético, tendo como fontes de
informações empíricas entrevistas semiestruturadas, cuja operacionalização se deu por meio do
software Nvivo. E, como técnica para a análise dos dados, utilizamos a Análise Textual
Discursiva. A pesquisa contou com cinco sujeitos que atuaram no MedioTec, no curso de
Agroecologia, na escola de Iranduba/AM. Diante do estudo percebemos que uma política ocorre
em cinco contextos, dos quais abordaremos três: os contextos da influência e da produção, na
política do MedioTec, no qual não há indícios de preocupação com a formação continuada dos
professores/as; e o contexto da prática, com a qual observamos a preocupação com os sujeitos
à frente do processo de ensino e aprendizagem – momento que ocorreu pontualmente em dois
dias capacitação. Percebemos o MedioTec como reprodutor das relações capitalistas, mas por
duas lentes: como aporte aos filhos de trabalhadores que adentram o mercado de trabalho e
como filtro na continuidade dos estudos em nível superior, pois o Programa se desvencilha de
uma formação dual e assistencialista. Com relação aos desafios encontrados na implementação
do MedioTec, alguns são estes: a infraestrutura da escola, o transporte, a evasão de estudantes
e a seleção do público-alvo da política. |