Dissertação

Interatividade, necessidade contemporânea no processo de ensino e aprendizagem

O Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências, é considerado como um dos mais complexos, pois, as práticas pedagógicas estão atreladas a uma praxe tradicionalmente atuante que, parece não se alterar sob a justificativa de inúmeras dificuldades. Estamos na era do desenvolvimento tecnológico, do adv...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Cimara Pereira dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0574913707967722, https://orcid.org/0000-0001-8807-4810
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8190
Resumo:
O Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências, é considerado como um dos mais complexos, pois, as práticas pedagógicas estão atreladas a uma praxe tradicionalmente atuante que, parece não se alterar sob a justificativa de inúmeras dificuldades. Estamos na era do desenvolvimento tecnológico, do advento da internet sendo explorada através de incontáveis ferramentas disponíveis. No entanto, o âmbito educacional parece não ter desenvolvido para acompanhar essa evolução, ainda se pratica o mesmo método de séculos atrás para ensinar os conceitos científicos tão essenciais para o indivíduo, e muitas vezes sem sucesso. Com a evolução tecnológica veio a chamada interatividade, denominada por muitos como a mais nova forma de se comunicar, tornando as fronteiras da troca informação quase que inexistente então, como a interatividade pode contribuir para a apropriação de conceitos científicos dos estudantes de ensino médio? Essa pesquisa tem a intenção de estudar a apropriação de conceitos científicos do indivíduo através da interatividade, porém, a partir de uma interatividade com foco principalmente na interação entre um conjunto de indivíduos e do meio no qual estão inseridos, estando interessados na construção de algo, ainda assim, explorando os recursos tecnológicos. Baseando-se nos estudos psicológicos sobre o sociointeracionismo de Lev. Vygotsky, no que diz respeito, a aquisição do conhecimento científico que se dá através do ensino sistematizado e aprofundado do conhecimento cotidiano, adquirido através da interação social, elaborou-se um estudo de um modelo pedagógico baseado na interatividade, com a intenção de intervir e avaliar quais os aspectos didáticos e metodológicos são interessantes para construção do conceito científico. O local da pesquisa é uma instituição de ensino localizada na cidade de Manaus- AM, e desenvolvida com uma turma da disciplina de Física. Através da proposta, visa-se apontar aspectos didáticos para a exploração de recursos diferenciados e práticas efetivas no desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem sobretudo, na construção de conceitos científicos.