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Dissertação
Habilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusiva
Estudos sobre as habilidades sociais tem grande relevância, especialmente, envolvendo adolescentes com pTDC para que saibamos como a escola pode intervir de maneira a ofertar uma educação inclusiva aos mesmos. Deste modo, nosso objetivo geral foi caracterizar as habilidades sociais de adolesce...
Autor principal: | Morais, Letícia Cavalcante |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6910714661590946, https://orcid.org/0000-0001-6449-7042 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205 |
Resumo: |
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Estudos sobre as habilidades sociais tem grande relevância, especialmente,
envolvendo adolescentes com pTDC para que saibamos como a escola pode intervir de
maneira a ofertar uma educação inclusiva aos mesmos. Deste modo, nosso objetivo
geral foi caracterizar as habilidades sociais de adolescentes com pTDC. Nossos
objetivos específicos foram descrever as características da habilidade de
empatia/afetividade, responsabilidade, autocontrole e/ou civilidade e assertividade de
adolescentes com pTDC no contexto amazônico. Participaram 17 adolescentes, 11
meninas e 6 meninos, na faixa etária de 11 a 13 anos e 11 meses de idade, que foram
identificados com provável TDC através do MABC- 2, orginários de três escolas da Rede
Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas, dos 6º ao 8º ano do Ensino
Fundamental II. Utilizamos como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais,
Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica – SSRS sob o ponto de vista
do estudante. Para verificação da normalidade dos dados utlizamos o teste de Shapiro
Wilk. Este estudo caracterizou a formação dos níveis (1) baixo; (2) médio; (3) bom; (4)
alto e (5) elaborado de habilidades sociais. Concluímos que poucos adolescentes
apresentaram níveis satisfatórios, a grande maioria apresentou repertório baixo e médio
em pelo menos duas ou três habilidades específicas. A promoção de habilidades sociais
é indispensável para os adolescentes com pTDC, e dessa forma, sugerimos a inclusão
de habilidades sociais como objetivos do processo de ensino e aprendizagem desses
adolescentes, o que demanda intervenção pedagógica, psicológica e motora. |