Dissertação

Os motivos das guitarras amazonenses: diálogos culturais e invenções entre fronteiras

Na década de 1980, mediante os registros fonográficos da Gravasom e demais gravadoras nacionais, abriu-se uma oportunidade de compilar e salvaguardar a produção sonora de manifestações musicais amazonenses, hoje em dia, intituladas como música do “beiradão”. Esta expressão musical é permea...

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Autor principal: Lima, Rafael Angelo dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2590093616762020
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8258
Resumo:
Na década de 1980, mediante os registros fonográficos da Gravasom e demais gravadoras nacionais, abriu-se uma oportunidade de compilar e salvaguardar a produção sonora de manifestações musicais amazonenses, hoje em dia, intituladas como música do “beiradão”. Esta expressão musical é permeada por uma diversidade de elementos estruturantes oriundos de um conjunto de possibilidades e trocas culturais que as fronteiras amazônicas entre o Caribe, Guianas e demais países circundantes proporcionam, assim como as referências presentes na produção músical nacional. Isto posto, buscou-se a problematização da poética musical dos guitarristas do beiradão, André Amazonas, Raimundo Magalhães e Ozeas Santos e as múltiplas relações culturais atreladas a esta produção artística, e para uma melhor compreensão deste cenário, realizou-se uma contextualização do ambiente em que os personagens da pesquisa começaram a desenvolver suas trajetórias no âmbito musical, nos festejos dos beiradões, cujo repertório sonoro era fortemente influenciado pela programação das rádios nacionais e estrangeiras segundo o relato dos colaboradores da pesquisa, e posteriormente a participação desses personagens no mercado fonográfico da década de 1980. O objetivo geral da pesquisa traduz-se em compreender as relações socioculturais e musicais presentes nas trajetórias de vida e produções musicais dos guitarristas do beiradão, e, especificamente, realizou-se a discussão sobre tais relações presentes no contexto em que se encontravam. Por meio do trabalho de campo, houve o registro via história oral dos relatos dos participantes da pesquisa, pessoas que participaram do circuito artístico da década de 1980, em diferentes posições do campo cultural. Por fim, realizou-se a compilação dos registros fonográficos que forneceram material para análise musical, baseada em uma literatura que envolve a teoria musical de Schoenberg e os estudos da música popular de Philip Tag. É fato que toda a produção realizada pelos três guitarristas, na década de 1980, no âmbito da indústria fonográfica, buscou apoio nas manifestações culturais que já estavam estabelecidas nos festejos das beiras dos rios amazonenses. Sendo assim, apontou-se um olhar reflexivo e analítico para essas práticas e seus registros com o intuito de esmiuçar seu caráter transformador, originado da experiência concreta de seus criadores, que podem ser vistos sob a ótica do conceito dos bricoleurs, de Lévi-Strauss, e do habitus, de Bourdieu. Um dos resultados obtidos ao longo do percurso do campo e das entrevistas deu-se pela citação do conceito da broca feita por Eliberto Barroncas - palavra que nomeia momentos de improviso, ornamentos e criações de temas que ocorriam durantes os festejos, assim como a ideia do sotaque amazonense presente na execução das composições. Dessa maneira, reconhecemos essa prática, a música dos beiradões, como resultado direto das ações dos sujeitos que as produzem, no que se refere ao lado prático do conhecimento e sua disposição para a realização das mudanças. Através do código musical e contexto histórico/social em que está inserida, desvelamos uma manifestação artística reflexo de uma Amazônia dinâmica, lugar fronteiriço e criador de novos signos.