Dissertação

Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciados em Química

RESUMO PRISCILA, D. L. Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. A formação de professores...

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Autor principal: Lira, Priscila Duarte
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4584086632931368
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8283
Resumo:
RESUMO PRISCILA, D. L. Estratégias de autorregulação da aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química. 2021. 138f. Dissertação (Mestrado em Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. A formação de professores reflexivos e estratégicos fortalece tanto a capacidade de aprender quanto de ensinar é uma das novas demandas do processo de ensino/aprendizagem. Nos cursos de Licenciatura em Química, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química (DCNQ) apontam para uma nova perspectiva que consiste em “ensinar o estudante a aprender coisas e soluções”. Nesse sentido, a utilização de estratégias de aprendizagem pode contribuir para a autorregulação da aprendizagem e, com isso, possibilitar aos futuros professores autonomia na construção de seus conhecimentos, por meio da utilização de estratégias de planejamento, monitoramento, avaliação e regulação da própria aprendizagem. As Estratégias de Aprendizagem são definidas como uso intencional e deliberado por parte dos estudantes, ao utilizarem seus próprios recursos cognitivos no desenvolvimento de uma tarefa, sendo classificadas em Estratégias Cognitivas e Metacognitivas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as Estratégias de Aprendizagem utilizadas por licenciandos em Química, relacionando-as com as variáveis contextuais e pessoais. Para tanto, este estudo tem como aporte teórico-metodológico a Pesquisa Mista, que consiste na combinação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa para a investigação de um fenômeno. Combinamos as estratégias concomitante e sequencial de pesquisa para analisar a relação das estratégias de aprendizagem e as características contextuais do curso. Com isso, os dados foram recolhidos a partir dos PPCs, dados sobre retenção e aprovação dos licenciandos do curso, dados sobre as características pessoais e utilização de estratégias de aprendizagem a partir de um questionário respondido 63 licenciandos participantes da pesquisa e a aplicação de entrevista semiestruturada com 8 licenciandos. Destaca-se que o questionário foi organizado em três partes: (1) Informações (demográficas); (2) informações acadêmicas; e (3) 34 assertivas (itens) adaptadas da Escala de Estratégias de Aprendizagem dos Estudantes Universitários (EEA-U), estruturados numa escala Likert de 4 pontos. A análise qualitativa dos dados a partir da técnica Análise Textual Discursiva e Estatística Descritiva, enquanto para análise quantitativa utilizou-se a Estatística Inferencial. Os resultados obtidos mostram que os licenciandos investigados utilizam com maior frequência Estratégias Metacognitivas e Cognitivas, mostrando um bom desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas. Todavia, os licenciandos têm dificuldades de utilizar algumas estratégias que são fundamentais para o Processo de Autorregulação da Aprendizagem, como o estabelecimento de metas. Salienta-se que a entrevista elaborada nesta pesquisa se mostrou um instrumento eficaz para avaliar em profundidade as estratégias utilizadas pelos licenciandos. Sugere-se a realização de pesquisas voltadas para o estudo aprofundado das estratégias utilizadas nas atividades estudo, leituras, resolução de provas e problemas e de realização de atividades práticas dos licenciandos principalmente para suas aulas, a fim de contribuir ainda mais com o fomento a utilização de estratégias de aprendizagem para a formação de professores de Química com capacidade para autorregular-se, e contribuir no processo de autorregulação de seus futuros alunos na Educação Básica.