Dissertação

Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia

O ensino médio vem sendo um termômetro de como as massas estão reagindo a todas as transformações da sociedade contemporânea. Os estudantes refletem as mudanças da sociedade e reagem ativamente em uma nova forma de ver o mundo. O esforço vai de encontro ao novo perfil, flexível e polivalente, capaz...

ver descrição completa

Autor principal: Pereira Junior, Jocelino
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5109931256788686, https://orcid.org/0000-0003-1635-7250
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8455
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-84552021-09-21T05:03:24Z Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia Pereira Junior, Jocelino Castro Junior, Alberto Nogueira de http://lattes.cnpq.br/5109931256788686 http://lattes.cnpq.br/5919189481858271 Pio, José Luiz de Souza http://lattes.cnpq.br/1014904168887285 Menezes, Crediné Silva de http://lattes.cnpq.br/5454484334693909 https://orcid.org/0000-0003-1635-7250 Ensino e aprendizagem Prática docente Biologia - Estudo e ensino Ensino híbrido Ambientes Virtuais de Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS Arquitetura Pedagógica Ensino de Biologia Autonomia O ensino médio vem sendo um termômetro de como as massas estão reagindo a todas as transformações da sociedade contemporânea. Os estudantes refletem as mudanças da sociedade e reagem ativamente em uma nova forma de ver o mundo. O esforço vai de encontro ao novo perfil, flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda às demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade, caracterizando um perfil autônomo. Desta forma na pesquisa aqui relatada, o principal objetivo é descrever o processo de construção de uma arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia por meio do exercício do diálogo, buscando a associação de diferentes pontos de vista fazendo emergir habilidades e competências que gerem autonomia e elevem o potencial da cooperação no processo educacional. Em uma perspectiva dentro do paradigma de arquiteturas pedagógicas, as estruturas de aprendizagem se dão a partir da confluência de diferentes componentes para acentuação do perfil autônomo. A metodologia fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade, numa perspectiva de construção do conhecimento a ser explorada pelos estudantes que transcende a transmissão dos conteúdos, baseia-se em uma abordagem qualitativa e trata-se de uma intervenção pedagógica que acentuou o perfil autônomo dos estudantes ao longo das dinâmicas colaborativas que os estudantes foram submetidos. High school has been a thermometer of how the crowd are reacting to all transformations in current society. Students reflect changes in society and actively react in a new way of seeing the world. This effort converge to a new profile, flexible and versatile, capable of thinking and learning constantly, it meets the dynamic demands that vary in quantity and quality, depicting an autonomous profile. Thus, in the research reported here, the main goal is to describe the process of building a pedagogical architecture to expand autonomy through the exercise of dialogue, seeking association of different points of view, bringing out skills and competences that generate autonomy and elevate the potential of cooperation in the educational process. From a pedagogical architectures perspective, learning structures take place with the confluence of different components to emphasize an autonomous profile. The methodology provides resources for a dynamic pedagogy, centered on creativity, in a perspective of knowledge construction to be exploited by students transcending contents transference, based on a qualitative approach that is a pedagogical intervention shown to accentuate student autonomous profile through collaborative dynamics that students were submitted to. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM 2021-09-20T14:57:08Z 2021-08-18 Dissertação PEREIRA JUNIOR, Jocelino. Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino e aprendizagem
Prática docente
Biologia - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Arquitetura Pedagógica
Ensino de Biologia
Autonomia
spellingShingle Ensino e aprendizagem
Prática docente
Biologia - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Arquitetura Pedagógica
Ensino de Biologia
Autonomia
Pereira Junior, Jocelino
Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
topic_facet Ensino e aprendizagem
Prática docente
Biologia - Estudo e ensino
Ensino híbrido
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
CIÊNCIAS HUMANAS
Arquitetura Pedagógica
Ensino de Biologia
Autonomia
description O ensino médio vem sendo um termômetro de como as massas estão reagindo a todas as transformações da sociedade contemporânea. Os estudantes refletem as mudanças da sociedade e reagem ativamente em uma nova forma de ver o mundo. O esforço vai de encontro ao novo perfil, flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda às demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade, caracterizando um perfil autônomo. Desta forma na pesquisa aqui relatada, o principal objetivo é descrever o processo de construção de uma arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia por meio do exercício do diálogo, buscando a associação de diferentes pontos de vista fazendo emergir habilidades e competências que gerem autonomia e elevem o potencial da cooperação no processo educacional. Em uma perspectiva dentro do paradigma de arquiteturas pedagógicas, as estruturas de aprendizagem se dão a partir da confluência de diferentes componentes para acentuação do perfil autônomo. A metodologia fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade, numa perspectiva de construção do conhecimento a ser explorada pelos estudantes que transcende a transmissão dos conteúdos, baseia-se em uma abordagem qualitativa e trata-se de uma intervenção pedagógica que acentuou o perfil autônomo dos estudantes ao longo das dinâmicas colaborativas que os estudantes foram submetidos.
author_additional Castro Junior, Alberto Nogueira de
author_additionalStr Castro Junior, Alberto Nogueira de
format Dissertação
author Pereira Junior, Jocelino
author2 http://lattes.cnpq.br/5109931256788686
https://orcid.org/0000-0003-1635-7250
author2Str http://lattes.cnpq.br/5109931256788686
https://orcid.org/0000-0003-1635-7250
title Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
title_short Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
title_full Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
title_fullStr Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
title_full_unstemmed Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
title_sort arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455
_version_ 1831969987383787520
score 11.753896