/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Uma técnica formal para avaliação automática e geração de feedback no contexto da educação digital
As escolas modernas tentam se integrar as vantagens da tecnologia da informação em seus meios pedagógicos. No entanto, essas tentativas usualmente limitam-se a apenas acoplar junto ao ambiente físico, artefatos de hardware para que estudantes e professores possam utilizá-los. Quando busca-se inco...
Autor principal: | Batista, Romário Lira |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1419623941608251 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8534 |
Resumo: |
---|
As escolas modernas tentam se integrar as vantagens da tecnologia da informação em seus meios
pedagógicos. No entanto, essas tentativas usualmente limitam-se a apenas acoplar junto ao
ambiente físico, artefatos de hardware para que estudantes e professores possam utilizá-los.
Quando busca-se incorporar a cultura tecnológica à educação, busca-se também incorporar novas
formas de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, não basta utilizar recursos alternativos e
tecnologias de ponta, se não se desenvolver capacidades estratégicas de como e quando usar tais
recursos no processo de ensino-aprendizagem. A tarefa de avaliar e classificar o desempenho de
estudantes, além de fornecer informações com base nessas avaliações, é um dos pontos em que a
integração com a tecnologia busca atuar. Essa automatização traz ganhos de produtividade e de
gerenciamento de tempo tanto para professores quanto para alunos. A avaliação automática é uma
técnica algorítmica usada para provar/refutar que a resposta de um aluno atende a critérios
estabelecidos pelo professor. Quando uma resposta é classificada como “incorreta”, a avaliação dá
sequência ao processo de feedback, que consiste no provimento de informação sobre o
desempenho do estudante, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais
adequados por meio de recomendações. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma metodologia
que busca automatizar a tarefa de avaliar o desempenho de um estudante e fornecer feedback para
alunos e professores no cenário de educação digital. Ao contrário de outros trabalhos com
objetivos semelhantes, esta proposta busca utilizar um método formal, baseado em rede de Petri,
como meio de garantir a consolidação e a sistematização das informações a serem avaliadas. A
avaliação automática é apresentada em função da modelagem formal do comportamento do
estudante ao responder uma atividade avaliativa. Já o feedback é baseado na verificação de
propriedades e componentes desse modelo. Foi feita uma revisão sistemática da literatura onde
foram identificados onze métodos utilizados a respeito do tema, sendo dez relacionados à
avaliação e seis a feedback. Entretanto, há poucos trabalhos que usam métodos formais para a
automatização da avaliação e geração de feedback. Foram conduzidos estudos de casos da
aplicação do método proposto, onde são demonstradas situações de alunos, em duas perspectivas:
a pedagógica, que relaciona as métricas com resultado final da avaliação do modelo formal do
comportamento aluno; e a técnica, que mostra como os critérios que o professor seleciona podem
ser atendidos a partir dos elementos e/ou propriedades do modelo para gerar feedback do
desempenho do estudante na avaliação. Os resultados mostram que a metodologia proposta é
promissora porque consegue efetivamente provar a corretude da avaliação e, adicionalmente,
prover feedback para os alunos e professores quando estes apresentam alguma falha no
desempenho. |