Dissertação

Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam mi...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Bruna Cecim de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5970376681603638, https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-8596
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-85962021-12-17T05:03:25Z Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Souza, Bruna Cecim de Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/5970376681603638 http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Gonçalves, Carolina Brandão http://lattes.cnpq.br/8487067754847351 Bruzi, Alessandro Teodoro http://lattes.cnpq.br/0733887930598521 https://orcid.org/0000-0001-5099-6625 Apraxia Educação Inclusiva CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Educação Inclusiva Coocorrências Transtorno Desenvolvimental Transtorno da Habilidade Motora Amazônia As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno Co-occurrences of developmental disorders in adolescents with probable Development Coordination Disorder are possible. Knowing these disorders during adolescence allows that, through appropriate interventions, the damage to school performance is minimized. In this study, we aim to characterize the co-occurrences of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in adolescents with probable Development Coordination Disorder (pDCD). This is a characterization research, with a cross-sectional design and quantitative approach. Participants were 18 adolescents previously identified with pTDC, with a mean age of 14 years, 7 boys and 11 girls. Fifteen guardians and five teachers also participated. The collection of information occurred in five schools of the state school system of the municipality of Manaus / Amazonas. For data collection, we used the Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV) questionnaire, which was answered by the guardians and teachers. The results indicated the co-occurrence of ADHD characteristics in three adolescents (17%); a girl with the co-occurrence of the characteristics of inattention; a girl with the co-occurrence of the characteristics of hyperactivity/impulsivity; and a boy with the co-occurrence of ADHD characteristics. We conclude that the co-occurrence of developmental disorders in adolescents with pDCD is present in the Amazon context, especially disorders with characteristics of inattention, hyperactivity/impulsivity and ADHD in adolescents with pDCD. Thus, it is necessary to advance in studies addressing this theme, mainly due to the bias of inclusive education, due to the educational needs presented in each of the disorders, and so that these students can obtain their right of access, their participation and their full educational development. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas eu tive dificuldades para entender o que seria Licença Creative Commons que está descrita como Figura 3.1 no Manual disponibilizado no site. Fiquei confusa, e precisei perguntar aos meus colegas. Acredito que seria necessário acrescentar mais informações a respeito deste tópico, ou que houvesse algum link de vídeo abordando o assunto com mais clareza. Acredito que as informações solicitadas até o momento são as mais importantes. 2021-12-16T17:54:16Z 2021-10-29 Dissertação SOUZA, Bruna Cecim de. Coocorrências em adolescentes com Provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
spellingShingle Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
Souza, Bruna Cecim de
Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
topic_facet Apraxia
Educação Inclusiva
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Educação Inclusiva
Coocorrências
Transtorno Desenvolvimental
Transtorno da Habilidade Motora
Amazônia
description As coocorrências de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação são possíveis de acontecer. Conhecer esses transtornos no período da adolescência permite que, por meio de intervenções apropriadas, os prejuízos ao desempenho escolar sejam minimizados. Nesta pesquisa visamos caracterizar as coocorrências do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC). Trata-se de pesquisa de caracterização, com delineamento transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 18 adolescentes previamente identificados com pTDC, com média de 14 anos de idade, sendo 7 meninos e 11 meninas. Participaram também 15 responsáveis e 5 professores. A coleta de informações ocorreu em cinco escolas da rede estadual de ensino do município de Manaus/Amazonas. Para a coleta dos dados, utilizamos o questionário Swanson, Nolan and Pelham-IV (SNAP-IV), que foi respondido pelos responsáveis e professores. Os resultados apontaram a coocorrência de características do TDAH em três adolescentes (17%); uma menina com a coocorrência das características da desatenção; uma menina com a coocorrência das características da hiperatividade/impulsividade; e um menino com a coocorrência das características do TDAH. Concluímos que a coocorrência de transtornos desenvolvimentais em adolescentes com pTDC está presente no contexto amazônico, em especial os transtornos com características da desatenção, da hiperatividade/impulsividade e do TDAH em adolescentes com pTDC. Sendo assim, é preciso avançar nos estudos abordando essa temática, principalmente pelo viés da educação inclusiva, devido às necessidades educacionais apresentadas em cada um dos transtornos, e para que esses alunos possam obter seu direito de acesso, sua participação e seu desenvolvimento educacional pleno
author_additional Ferreira, Lúcio Fernandes
author_additionalStr Ferreira, Lúcio Fernandes
format Dissertação
author Souza, Bruna Cecim de
author2 http://lattes.cnpq.br/5970376681603638
https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
author2Str http://lattes.cnpq.br/5970376681603638
https://orcid.org/0000-0001-5099-6625
title Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_short Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_fullStr Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_full_unstemmed Coocorrências em adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
title_sort coocorrências em adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2021
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8596
_version_ 1831970019119988736
score 11.753735