/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Abelhas nativas e educação ambiental: uma sequência didática interdisciplinar na formação do discente em agropecuária
O objetivo desse estudo foi avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas nativas sem ferrão, como recurso didático de sensibilização dos discentes do Curso de Nível Médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, localizado no muni...
Autor principal: | Silva, Marcos Cione Fernandes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9702257683925272 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8622 |
Resumo: |
---|
O objetivo desse estudo foi avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas
nativas sem ferrão, como recurso didático de sensibilização dos discentes do Curso de Nível
Médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Amazonas – IFAM, localizado no município de Coari-AM, e contribuir para conservação de
abelhas nativas, por meio de uma Sequência Didática (SD). As abelhas nativas são excelentes
como instrumento didático, pois atraem a atenção, instigam a curiosidade dos adolescentes e
estão relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. As atividades da SD
foram planejadas seguindo o princípio da interdisciplinaridade. Questionários foram aplicados
com perguntas abertas para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre as abelhas
nativas. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para se verificar
as diferenças do rendimento dos alunos antes e após a aplicação da SDs foi utilizado o teste
não paramétrico de Wilcoxon (p valor = 1%), já que as amostras são pareadas. Todas as
análises estatísticas foram realizadas no pacote estatístico REALSTATISTICS. Ocorreu a
aplicação das seguintes Sequências Didáticas com as temáticas: Conhecendo o tema Abelhas
nativas e Educação Ambiental, oficinas com abelhas, trilha ecológica e o concurso de
fotografia. A aplicação das SDs avaliou a efetividade e os desafios desse tipo de
aprendizagem. Após a aplicação do instrumento de aprendizagem em formato de sequência
didática, elevou substancialmente a forma de compreensão e entendimento dos alunos sobre
educação ambiental e conservação de abelhas nativas sem ferrão, no processo de formação
interdisciplinar dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFAM campus Coari. |