Dissertação

O Estudo de aves e a prática interdisciplinar na Escola Básica

O ensino das Ciências Ambientais vai além do estudo da natureza e dos seres que nela habitam. Em sua totalidade, contribui para a formação crítica, social e humana dos indivíduos, visando as relações que ocorrem no ambiente e tomadas de decisões conscientes. Todas essas vertentes se direcionam pa...

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Autor principal: Lima, Ana Caroline Gomes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7046830482548841, https://orcid.org/0000-0003-2045-0175
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8650
Resumo:
O ensino das Ciências Ambientais vai além do estudo da natureza e dos seres que nela habitam. Em sua totalidade, contribui para a formação crítica, social e humana dos indivíduos, visando as relações que ocorrem no ambiente e tomadas de decisões conscientes. Todas essas vertentes se direcionam para uma educação de qualidade pautada no estudante como protagonista no processo. A partir dessa perspectiva, esse trabalho teve como objetivo principal construir um material pedagógico com olhar interdisciplinar baseado nas aves. Para isso, foi realizado um levantamento das espécies que ocorriam na área urbana deste município. Os demais objetivos foram: conhecer a percepção de estudantes e professores sobre esse grupo de animais e identificar a sua relação com o ensino. A coleta de dados foi realizada com vinte e oito participantes da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no município de Tefé, Amazonas, Brasil. Desse público, dez faziam parte do corpo docente de diferentes áreas do conhecimento (Geografia, História, Educação Física, entre outras) e dezoito estudantes, sendo dez do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e oito do Ensino Médio. Utilizou-se formulários online para a coleta de informações e o contato com os participantes foi por meio de mídia social. A pesquisa se caracteriza como Estudo de Caso Exploratório e a interpretação dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo de Bardin. Foram observadas na área urbana do município 66 espécies de aves que serviram como base para a construção do produto educacional. A partir dos resultados, foi observado que professores e estudantes reconhecem as aves por meio de suas características físicas e a importância que possuem para seu habitat natural. Os participantes também mostraram conhecer uma diversidade de aves e demonstraram interesse por sua observação. Ao longo do processo de leitura do produto educacional, notou-se que os estudantes conseguiram relacionar as aves com outras componentes curriculares elevando a associação com temas além da área biológica. E os docentes revelaram possuir conhecimentos que proporcionem a associação do tema aves com sua área de atuação na sala de aula. Assim, os resultados obtidos mostraram que as aves, por meio do produto educacional, possuem potencial para serem utilizadas no ensino interdisciplinar. Desse modo, recomenda-se a utilização das aves para explorar aspectos relevantes no ensino que contribuam com um aprendizado contextualizado e com menos fragmentação.