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Dissertação
Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral
A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se pro...
Autor principal: | Santos, Jhonata Moraes dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8519502205327634 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661 |
Resumo: |
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A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas
taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias
e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta
forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina
de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu
potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos
como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar
o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de
aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que
foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de
conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que
irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador.
A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da
Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de
2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível
concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não
aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem
dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. |