Dissertação

Entre idas e vindas: dinâmicas do transporte coletivo na área metropolitana de Santarém - PA

Na atualidade, a operação do transporte coletivo é pautada em concepções de conflitos entre estados e empresas pela sua funcionalidade e eficiência técnica, além das conotações influenciadas pela produção e reprodução do espaço. Por se tratar de um serviço considerado como essencial e de bem-estar s...

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Autor principal: Santos, Gabriel Augusto Nogueira dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7186426689072073, https://orcid.org/ 0000-0002-1959-6313
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8672
Resumo:
Na atualidade, a operação do transporte coletivo é pautada em concepções de conflitos entre estados e empresas pela sua funcionalidade e eficiência técnica, além das conotações influenciadas pela produção e reprodução do espaço. Por se tratar de um serviço considerado como essencial e de bem-estar social, o transporte influencia as mais diversas atividades, não somente o ir e vir, mas como produção de outras atividades fins e atividades meios dentro do espaço. Nesse contexto, o objetivo geral dessa dissertação se estabelece em analisar as dinâmicas do transporte coletivo no município de Santarém em sua área metropolitana. Toma-se como eixo norteador, a vinculação do transporte com a expansão urbana e a posterior criação da Região Metropolitana de Santarém, cujo ordenamento jurídico é algo controverso devido as suas idiossincrasias territoriais. Devido a este cenário, as especificidades a serem abordadas estão em relacionar a institucionalização como fator de articulação e governança, resultando no identificar da atuação do poder público a partir da regulamentação e organização do sistema e o analisar das problemáticas existentes no transporte, a partir do ordenamento jurídico e da amplitude envolvendo as práticas espaciais e seus atores. Os resultados da pesquisa apontam uma precarização operacional nas dinâmicas urbanas e rurais, a partir do cenário envolvendo os circuitos da economia urbana, cuja relação de regulação, gestão e planejamento são consideradas omissas e desassociadas das políticas necessárias para a integração do espaço metropolitano, este considerado apenas uma utopia ou um pensamento vinculado a um fortalecimento político local. Aponta-se, portanto, uma tendência de disputas empresariais no circuito superior, fomentado pelas empresas intermunicipais e urbanas, pela ampliação do seu território a partir do monopólio ou oligopólio e a tentativa de sobrevivência a partir do desfavorecimento e segregação espacial oriunda pelo baixo interesse em áreas rurais de pequenos agentes, influenciados pelas disputas em eixos viários e a necessidade do escoamento da produção, em que o debate do transporte não se esbarra apenas no ir e vir, mas na manutenção dos modos de vida e em sua resistência frente as novas dinâmicas espaciais e operacionais.