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Dissertação
Os sinais-nomes na perspectiva da análise do discurso
Este estudo teve como objetivo principal analisar o discurso presente na construção dos sinais-nomes em uma perspectiva histórica, cultural e linguística dos membros da comunidade surda de Goiânia e de Manaus. Esta pesquisa baseou-se na perspectiva teórica da Análise do Discurso e em autores como...
Autor principal: | Gomes, Lívia Martins |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2063292368947810 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8717 |
Resumo: |
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Este estudo teve como objetivo principal analisar o discurso presente na
construção dos sinais-nomes em uma perspectiva histórica, cultural e linguística dos
membros da comunidade surda de Goiânia e de Manaus. Esta pesquisa baseou-se
na perspectiva teórica da Análise do Discurso e em autores como Foucault (1999;
2008; 2014; 2018), Orlandi (1986; 1994; 1996; 2004) e Souza (2014); na área da
Onomástica, o trabalho de Dick (1980), sobre a taxonomia toponímica em geral; o
trabalho de Brito (2003), sobre nomes próprios; o trabalho de Souza Júnior (2012),
especificamente na Língua Brasileira de Sinais; e o trabalho pioneiro de Barros (2018),
no Brasil, que apresenta uma proposta de categorização de sinais-nomes baseada
em uma taxonomia antroponímica nas Línguas de Sinais. Analisam-se os discursos
de professores surdos, ouvintes, intérpretes e filhos ouvintes de pais surdos (CODAS,
na sigla em inglês), descrevendo a relevância de se ter um olhar diferenciado no
processo de construção e motivação do sinal-nome e seus reflexos. As influências e
as relações de poder foram problematizadas, especialmente nas questões da
representação de cada participante da comunidade surda. Demonstra-se a
importância da análise dos discursos de interação e pertencimento do participante que
faz parte da comunidade. O aporte teórico tem o intuito de aprofundamento na
construção e na motivação do sinal-nome, tendo como subitem as culturas ouvinte,
surda e indígena. |