Dissertação

Uso de jogos educacionais no ensino transdisciplinar de temas ambientais: estudo de caso com a plataforma scratch

A investigação do pensamento computacional, gamificação e aplicação de uma sequência didática como parte do pressuposto dessa pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de jogos computacionais como produto final da dissertação. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch pelos discentes do Curs...

ver descrição completa

Autor principal: Aguiar, Edson Rodrigues de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9678660775453401, https://orcid.org/0000-0002-8503-4124
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8901
Resumo:
A investigação do pensamento computacional, gamificação e aplicação de uma sequência didática como parte do pressuposto dessa pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de jogos computacionais como produto final da dissertação. O jogo foi desenvolvido na plataforma Scratch pelos discentes do Curso Técnico em Informática – subsequente e com a participação de três docentes de outras áreas do IFAM, campus Boca do Acre. Esta pesquisa propôs identificar como a sequência didática, baseada em metodologias ativas – gamificação, pode influenciar o ensino da programação, em contexto com a BNCC e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Baseado nisso, desenvolveu-se um jogo derivado de uma prática pedagógica, mediante ao diálogo com o ensino das Ciências Ambientais. Optou- se pela pesquisa com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e procedimento de pesquisa-ação. As atividades foram aplicadas de forma ativa e gamificada, através de resolução de problemas. Os resultados analisados de forma qualitativa, análise de conteúdo e documental, indicaram pontos relevantes para a contextualização de um cenário favorável à aplicação do processo do PC (decomposição, abstração e padrões), que facilitou a aprendizagem da lógica de programação, com auxílio da plataforma Scratch. Ao final da pesquisa originou-se um guia didático que permite, aos professores não familiarizados com programação, produzir artefatos digitais que contribuam para o ensino transdisciplinar.