Dissertação

Impactos do cooperativismo sobre o desenvolvimento sustentável: o caso da cooperativa COOMPRAB (Rio Preto da Eva / Amazonas)

Viver em uma região de vasta complexidade de relações, como a região amazônica, não é uma tarefa simples. As populações buscam constantemente desenvolver formas mais eficientes de enfrentar as dificuldades estruturais da região. Em algumas localidades, o cooperativismo surge como ferramenta de organ...

ver descrição completa

Autor principal: Ramos, Johnny Markos Guedes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5453018021428935, https://orcid.org/ 0000-0003-3921-6127
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8987
Resumo:
Viver em uma região de vasta complexidade de relações, como a região amazônica, não é uma tarefa simples. As populações buscam constantemente desenvolver formas mais eficientes de enfrentar as dificuldades estruturais da região. Em algumas localidades, o cooperativismo surge como ferramenta de organização, com o intuito de auxiliar as transformações no uso da terra. Para entender o cenário social da apropriação territorial pontua-se os povos do Amazonas, inseridos no meio da maior floresta tropical do planeta. Estas populações convivem diariamente com a dicotomia de viver em uma região com altos índices de pobreza, mesmo residindo em uma das regiões mais ricas do país. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi aprofundar a discussão sobre o cooperativismo como uma ferramenta utilizada para organização social, no sentido de criar condições mais competitivas em busca do desenvolvimento sustentável, em uma comunidade rural do município de Rio Preto da Eva / Am. A comunidade foi utilizada como um ambiente controlado, onde sobre as mesmas condições, foram entrevistadas famílias cooperadas e não cooperadas. Os resultados analisados à luz de quatro dimensões de sustentabilidade (econômica, ambiental, institucional e social), proporcionaram a identificação da influência do cooperativismo no desenvolvimento sustentável da comunidade, apresentando os pontos de maior significância e discutindo o papel desta forma de organização para o enfrentamento dos desafios e das oportunidades da região amazônica.