Dissertação

Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica

Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deix...

ver descrição completa

Autor principal: Rodrigues, Mirian Ramos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3174596624365571
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9036
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90362022-08-30T05:03:29Z Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica Rodrigues, Mirian Ramos Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro http://lattes.cnpq.br/3174596624365571 http://lattes.cnpq.br/2594654340373805 Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Nowak, Maria de Fátima Vieira http://lattes.cnpq.br/3551931543912621 Educação de jovens e adultos - Tefé (AM) Professores e alunos Educação ambiental - Amazônia Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Amazônia Consumismo Ensino-aprendizagem de jovens e adultos Impactos ambientais Recurso educacional Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dos impactos causados pela produção e destinação de Resíduos Sólidos (RS) no ambiente. Para tal, esta pesquisa teve como público-alvo, educandos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, localizada no bairro Abial, Município de Tefé/AM. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem metodológica, caracterizada pela participação de professora-alunos a fim de alcançar um aprendizado pautado na prática crítico-reflexiva. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas propiciaram momentos de diálogos, participação ativa dos educandos, momentos de expressarem suas ideias em cada atividade, estabelecendo um pensamento dialógico-reflexivo. Para tanto, fez-se necessário contextualizar a problemática dos resíduos sólidos com a realidade vivenciada pelos educandos, relacionando à questão social, econômica e ambiental. Como técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram aplicados: questionário semiestruturado, discussões coletivas, observações e registros áudios visuais: filmagens e fotos. A partir da análise dos resultados foi possível observar que as atividades pedagógicas estimularam a atitude crítica-reflexiva dos educandos quanto a produção e descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que garantam as condições necessárias para que os educandos e a sociedade em geral façam o descarte sustentável dos resíduos, a exemplo da coleta seletiva de lixo. This study presents possibilities of pedagogical practices that favor the students' understanding of the environmental impacts in the production of solid waste. This ability to understand is amplified when it addresses the discussions and in the study room of the global context but does not study the expansion to the local reality of teaching. In this sense, the present work aims to stimulate a critical-reflexive attitude of the students of the Education of Young and Adults (EJA) about the impacts generated by the production and destination of Solid Waste (RS) in the environment. To this end, this research had as target audience, students of the Youth and Adult Education (EJA) modality, from a public school, located in the Abial neighborhood, Municipality of Tefé/AM. The action was studied as a research-logical methodological approach, through the participation of teacher-students in order to achieve learning. In this sense, as activities developed, their activities provide moments of educational dialogue, moments of activation in each, establishing a dialogic-reflective thought. Therefore, it was necessary to contextualize the problem of solid waste with the reality experienced by the students, relating it to social, economic, and environmental issues. How data collection techniques and instruments were applied and photos. From the analysis of the results, it was possible to observe that the pedagogical activities stimulate a critical-reflective attitude of the students regarding the production and disposal of solid waste. In a sustainable sense, political societies are public policies that guarantee favorable conditions for education and generally dispose of waste, such as selective garbage collection. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-08-29T18:19:03Z 2022-06-10 Dissertação RODRIGUES, Mirian Ramos. Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação de jovens e adultos - Tefé (AM)
Professores e alunos
Educação ambiental - Amazônia
Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Amazônia
Consumismo
Ensino-aprendizagem de jovens e adultos
Impactos ambientais
Recurso educacional
spellingShingle Educação de jovens e adultos - Tefé (AM)
Professores e alunos
Educação ambiental - Amazônia
Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Amazônia
Consumismo
Ensino-aprendizagem de jovens e adultos
Impactos ambientais
Recurso educacional
Rodrigues, Mirian Ramos
Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
topic_facet Educação de jovens e adultos - Tefé (AM)
Professores e alunos
Educação ambiental - Amazônia
Lixo - Eliminação - Aspectos ambientais
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Amazônia
Consumismo
Ensino-aprendizagem de jovens e adultos
Impactos ambientais
Recurso educacional
description Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dos impactos causados pela produção e destinação de Resíduos Sólidos (RS) no ambiente. Para tal, esta pesquisa teve como público-alvo, educandos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública, localizada no bairro Abial, Município de Tefé/AM. A pesquisa-ação foi adotada como abordagem metodológica, caracterizada pela participação de professora-alunos a fim de alcançar um aprendizado pautado na prática crítico-reflexiva. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas propiciaram momentos de diálogos, participação ativa dos educandos, momentos de expressarem suas ideias em cada atividade, estabelecendo um pensamento dialógico-reflexivo. Para tanto, fez-se necessário contextualizar a problemática dos resíduos sólidos com a realidade vivenciada pelos educandos, relacionando à questão social, econômica e ambiental. Como técnicas e instrumentos para a coleta de dados foram aplicados: questionário semiestruturado, discussões coletivas, observações e registros áudios visuais: filmagens e fotos. A partir da análise dos resultados foi possível observar que as atividades pedagógicas estimularam a atitude crítica-reflexiva dos educandos quanto a produção e descarte de resíduos sólidos. Nesse sentido, são necessárias políticas públicas que garantam as condições necessárias para que os educandos e a sociedade em geral façam o descarte sustentável dos resíduos, a exemplo da coleta seletiva de lixo.
author_additional Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
author_additionalStr Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
format Dissertação
author Rodrigues, Mirian Ramos
author2 http://lattes.cnpq.br/3174596624365571
author2Str http://lattes.cnpq.br/3174596624365571
title Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
title_short Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
title_full Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
title_fullStr Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
title_full_unstemmed Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
title_sort impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9036
_version_ 1831970100792524800
score 11.753896