Dissertação

História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica

Partindo do pressuposto que o ensino e a aprendizagem de ciências que visem o letramento científico nas Séries Iniciais, deva considerar a criança como participante ativo, que a presente investigação intitulada, História da Química no Ensino Fundamental I: Indicadores de Alfabetização Científica, b...

ver descrição completa

Autor principal: Moura, Lucicleide de Matos
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/9003205902075372
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9071
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9071
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90712022-09-27T05:03:34Z História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica History of chemistry in elementary education I: scientific literacy indicators Moura, Lucicleide de Matos Antunes, Ettore Paredes https://lattes.cnpq.br/9003205902075372 http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Gibin, Gustavo Bizarria http://lattes.cnpq.br/4695253173194100 Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Química (Ensino fundamental) - História CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Letramento científico História da balança na química Sociologia da infância Séries iniciais Indicadores de alfabetização científica Partindo do pressuposto que o ensino e a aprendizagem de ciências que visem o letramento científico nas Séries Iniciais, deva considerar a criança como participante ativo, que a presente investigação intitulada, História da Química no Ensino Fundamental I: Indicadores de Alfabetização Científica, buscou por articulações teóricas e práticas, com o objetivo de, investigar a aplicação da metodologia, Proposta Didática Inversa (PDI), a partir das contribuições do instrumento balança para História da Química, em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I. A proposta didática desenvolvida foi composta por 10 atividades, tendo como eixo central a criança, segundo as ideias defendidas no campo teórico da Sociologia da Infância, buscando responder à questão de pesquisa: Como uma proposta didática estruturada a partir da história da balança na Química contribui para a alfabetização científica no 1° ano do Ensino Fundamental? Com este propósito, utilizamos a metodologia qualitativa, procedimento de coleta de dados, a observação participante, instrumentos de coleta de dados, a linguagem oral, gráfica e entrevista focalizada, procedimentos de análise, usamos a Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias iniciais de análise surgiram por intermédio dos eixos estruturantes de alfabetização científica Sasseron e Carvalho (2008). Na Categoria (C1) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, obtivemos como resultado, que as crianças são capazes de, organizar, classificar, seriar e testar hipóteses e expressar isto através da linguagem verbal e gráfica de acordo com sua faixa etária, cabendo ao professor a competência de fazer as adaptações necessárias entre os conhecimentos científicos e o escolar, aproveitando as vivências e as interações entre as crianças. Através da categoria (C2) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática, encontramos um caminho promissor para o início da alfabetização científica nas Séries Inicias, a partir da História da Química, possibilitando que as crianças construam os conhecimentos científicos por intermédio da História da Ciência, ressignificado a aprendizagem, estimulando os alunos a levantarem e testarem hipóteses. Por fim, a categoria (C3) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, constatamos que metodologias que busquem fazer articulações de situações do cotidiano, servem como ponte para o letramento científico e que neste processo, as trocas estabelecidas entre as falas das crianças são ricas. Com base nos resultados obtidos, consideramos que a Proposta Didática Inversa (PDI), pode ser uma metodologia utilizada no processo de letramento científico, podendo ser aplicada total ou parcialmente. Neste sentido, as contribuições desta pesquisa para o Ensino de Ciências são diversas, considerando que propomos uma metodologia didática, que considera no processo de ensino e aprendizagem de ciências, as crianças, valorizando suas falas e produções gráficas, compreendendo que a partir desta construção a criança expressa sua visão de mundo, conseguindo olhar a ciência de maneira crítica. Assuming that the teaching and learning of science aimed at scientific literacy in the Initial Grades, should consider the child as an active participant, that the present investigation entitled, History of Chemistry in Elementary School I: Scientific Literacy Indicators, sought for articulations theoretical and practical, with the objective of investigating the application of the methodology, Inverse Didactic Proposal (PDI), from the contributions of the balance instrument to the History of Chemistry, in a class of the 1st year of Elementary School I. The didactic proposal developed was composed of 10 activities, having the child as the central axis, according to the ideas defended in the theoretical field of the Sociology of Childhood, seeking to answer the research question: How a didactic proposal structured from the history of the balance in Chemistry contributes for scientific literacy in the 1st year of elementary school? For this purpose, we used a qualitative methodology, data collection procedure, participant observation, data collection instruments, oral and graphic language and focused interview, analysis procedures, we used Discursive Textual Analysis (DTA). The initial categories of analysis emerged through the structuring axes of scientific literacy Sasseron and Carvalho (2008). In Category (C1) Basic understanding of fundamental scientific terms, knowledge and concepts, we obtained as a result that children are able to organize, classify, series and test hypotheses and express this through verbal and graphic language according to their age group , with the teacher being responsible for making the necessary adaptations between scientific and school knowledge, taking advantage of the experiences and interactions between children. Through the category (C2) Understanding the nature of science and the ethical and political factors that surround its practice, we found a promising path for the beginning of scientific literacy in the Initial Series, from the History of Chemistry, enabling children to build knowledge scientific studies through the History of Science, giving new meaning to learning, encouraging students to raise and test hypotheses. Finally, the category (C3) Understanding the existing relationships between science, technology, society and the environment, we found that methodologies that seek to make articulations of everyday situations serve as a bridge to scientific literacy and that in this process, the exchanges established between the speeches of children are rich. Based on the results obtained, we consider that the Inverse Didactic Proposal (IDP) can be a methodology used in the scientific literacy process, which can be applied totally or partially. In this sense, the contributions of this research to Science Teaching are diverse, considering that we propose a didactic methodology, which considers children in the teaching and learning process of science, valuing their speeches and graphic productions, understanding that from this construction the children express their worldview, managing to look at science critically. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2022-09-26T20:19:52Z 2022-07-04 Dissertação MOURA, Lucicleide de Matos. História da Química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9071 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Química (Ensino fundamental) - História
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Letramento científico
História da balança na química
Sociologia da infância
Séries iniciais
Indicadores de alfabetização científica
spellingShingle Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Química (Ensino fundamental) - História
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Letramento científico
História da balança na química
Sociologia da infância
Séries iniciais
Indicadores de alfabetização científica
Moura, Lucicleide de Matos
História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
topic_facet Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Química (Ensino fundamental) - História
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Letramento científico
História da balança na química
Sociologia da infância
Séries iniciais
Indicadores de alfabetização científica
description Partindo do pressuposto que o ensino e a aprendizagem de ciências que visem o letramento científico nas Séries Iniciais, deva considerar a criança como participante ativo, que a presente investigação intitulada, História da Química no Ensino Fundamental I: Indicadores de Alfabetização Científica, buscou por articulações teóricas e práticas, com o objetivo de, investigar a aplicação da metodologia, Proposta Didática Inversa (PDI), a partir das contribuições do instrumento balança para História da Química, em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I. A proposta didática desenvolvida foi composta por 10 atividades, tendo como eixo central a criança, segundo as ideias defendidas no campo teórico da Sociologia da Infância, buscando responder à questão de pesquisa: Como uma proposta didática estruturada a partir da história da balança na Química contribui para a alfabetização científica no 1° ano do Ensino Fundamental? Com este propósito, utilizamos a metodologia qualitativa, procedimento de coleta de dados, a observação participante, instrumentos de coleta de dados, a linguagem oral, gráfica e entrevista focalizada, procedimentos de análise, usamos a Análise Textual Discursiva (ATD). As categorias iniciais de análise surgiram por intermédio dos eixos estruturantes de alfabetização científica Sasseron e Carvalho (2008). Na Categoria (C1) Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, obtivemos como resultado, que as crianças são capazes de, organizar, classificar, seriar e testar hipóteses e expressar isto através da linguagem verbal e gráfica de acordo com sua faixa etária, cabendo ao professor a competência de fazer as adaptações necessárias entre os conhecimentos científicos e o escolar, aproveitando as vivências e as interações entre as crianças. Através da categoria (C2) Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática, encontramos um caminho promissor para o início da alfabetização científica nas Séries Inicias, a partir da História da Química, possibilitando que as crianças construam os conhecimentos científicos por intermédio da História da Ciência, ressignificado a aprendizagem, estimulando os alunos a levantarem e testarem hipóteses. Por fim, a categoria (C3) Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, constatamos que metodologias que busquem fazer articulações de situações do cotidiano, servem como ponte para o letramento científico e que neste processo, as trocas estabelecidas entre as falas das crianças são ricas. Com base nos resultados obtidos, consideramos que a Proposta Didática Inversa (PDI), pode ser uma metodologia utilizada no processo de letramento científico, podendo ser aplicada total ou parcialmente. Neste sentido, as contribuições desta pesquisa para o Ensino de Ciências são diversas, considerando que propomos uma metodologia didática, que considera no processo de ensino e aprendizagem de ciências, as crianças, valorizando suas falas e produções gráficas, compreendendo que a partir desta construção a criança expressa sua visão de mundo, conseguindo olhar a ciência de maneira crítica.
author_additional Antunes, Ettore Paredes
author_additionalStr Antunes, Ettore Paredes
format Dissertação
author Moura, Lucicleide de Matos
author2 https://lattes.cnpq.br/9003205902075372
author2Str https://lattes.cnpq.br/9003205902075372
title História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
title_short História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
title_full História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
title_fullStr História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
title_full_unstemmed História da química no ensino fundamental I: indicadores de alfabetização científica
title_sort história da química no ensino fundamental i: indicadores de alfabetização científica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2022
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9071
_version_ 1831970106980171776
score 11.753735